Pão e Vinho

Conheça os tipos de vinho, as características de cada um, as maneiras de harmonizar a bebida com as mais variadas refeições.


VÍDEO: Aprenda aqui como se prepara uma tainha escalada

Receita saborosa é ideal para a temporada de frio e harmoniza muito bem com vinhos da Serra catarinense; confira

Desde o dia 1º de maio último está aberta a temporada da pesca da tainha. Um peixe que nasce na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e faz uma migração pelo litoral brasileiro, passando por Santa Catarina. Pescada pelo processo de rede de arrasto, a tainha é um peixe que os catarinenses adoram.

tainha escalada servida com limão, salada, pirão e molho vermelhoTainha Escalada é um prato típico e saboroso da nossa reunião – Foto: João Lombardo/ND

Pode-se dizer que ela é o peixe emblemático do estado, um produto cuja safra as pessoas esperam todos os anos, para poder executar receitas diversas, entre elas a tainha assada, frita e a tainha escalada, um preparo típico do estado. Esse processo foi criado no passado para conservar e tornar possível consumir o peixe fora da safra, que costuma ir até julho. Um processo que acentua o sabor e deixa a tainha com uma textura deliciosa.

O chef-pescador Daniel Raolino de Andrade mostra, no vídeo, como se prepara uma tainha escalada. O processo começa com a retirada da cabeça e a abertura do peixe pelas costas. As vísceras e a gordura mais aparente são retiradas. Daniel tempera a carne com uma marinada à base de vinagre, limão, alho e sal.

O peixe é amarrado dentro de uma gaiola recoberta com tela, para impedir que insetos e moscas pousem na carne. O peixe fica um dia no sol. Nesse período, perde água e concentra o sabor. O chef preparo o peixe na chapa e serve com pirão de caldo de peixe. O resultado é delicioso.

Para acompanhar a tainha escalada, sugiro um Sauvignon Blanc da serra catarinense. Os Sauvignons dessa região têm aromas e sabor que combinam bem com o preparo. O vinho tem um gostoso frescor e teor alcoólico capaz de lavar as gorduras do peixe e deixar o paladar limpo para a próxima garfada.

Especificamente acompanhei essa tainha com o Sauvignon da Villaggio Bassetti, cujas notas de prova apresento a seguir. Ficou muito bom!

Villaggio Bassetti Sauvignon Blanc 2020 – São Joaquim – SC
100% Sauvignon Blanc. Cor palha esverdeado. Nariz com agradáveis notas herbáceas, arruda, toques cítricos, limão siciliano, maracujá. Boca fresca, acidez deliciosa, frutado, cítrico e sápido no paladar.

Loading...