Joinville vai disputar a Liga Nacional de Handebol
Pela primeira vez na história, cidade será representada na maior competição da modalidade no país
Mais uma modalidade e mais um time de Joinville fazendo história. Desta vez, é no handebol. O Handville leva o nome da cidade à Liga Nacional de Handebol pela primeira vez na história.
Leia mais

Neste ano, a Liga Nacional tem novo formato, com grupos regionalizados e, o Handville, está no grupo Sul, ao lado de Itajaí, Blumenau, São José, Londrina, Maringá, Cascavel, Curitiba e Pelotas. No grupo da região Sudeste estão Pinheiros, Taubaté, São Carlos, Corinthians Guarulhos e Osasco.
O coordenador técnico Giancarlo Ramirez destaca a importância da participação joinvilense na competição, ainda que ressalte também, que este é o primeiro passo de uma equipe jovem e que tem muito a melhorar e amadurecer.
“Começamos a montar esse projeto e temos um bom grupo de atletas, mas que treinavam em nível amador. Agora já treinam com mais intensidade, de maneira semiprofissional porque todos têm outros trabalhos. Mas, o time vem em boa evolução. Temos uma boa base de atletas a partir de 15 anos e acredito que daqui a uns três anos teremos uma equipe muito competitiva. Eles me surpreenderam pela evolução, temos feito bons jogos e será uma ótima experiência para o futuro”, fala.
A expectativa, reforça o coordenador, é de fazer bons jogos com equipes mais experientes, de nível técnico e orçamento superior. “Temos condições de fazer bons jogos. Não almejamos classificação neste ano, mas será ótimo para os atletas sentirem a competição e para que a comunidade veja o trabalho sério da equipe”, salienta.
Em turno único, a competição foi regionalizada, o que facilitou a entrada da equipe de Joinville, conta Ramirez, que tem mais de duas décadas de experiência na modalidade e um instituto de desenvolvimento do handebol.
“O instituto sempre foi filiado e, de Londrina, vim para cá desenvolver a modalidade. Com a regionalização, conseguimos equilibrar os custos e isso possibilitou, com o nosso orçamento, participar neste novo formato”, finaliza.