Suspenso por assédio sexual, presidente da Confederação de Handebol renuncia

Ricardo Souza foi suspenso após denúncia de assédio sexual contra uma funcionária da CBHb

Após ter sido punido em agosto pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) por assédio sexual contra uma funcionária da CBHb durante os Jogos Pan-Americanos no ano passado, em Lima, Peru, o presidente em exercício da CBHb (Confederação Brasileira de Handebol), Ricardo Souza, o Ricardinho, renunciou nesta quinta-feira (10).

O Comitê tinha cortado as verbas para a confederação com o intuito de forçar a renúncia de Ricardinho.

jogo de handebolSem verbas, a seleção não foi para treinamentos na Europa  – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND

Ela era vice-presidente da entidade, mas assumiu o comando porque o presidente Manoel Oliveira sofreu uma ação judicial por mau uso do dinheiro.

Na semana passada, Ricardinho apresentou atestado médico para pedir afastamento da entidade. A expectativa era de que o COB voltasse a repassar a verba para a CBHb, o que acabou não acontecendo. Com isso, nesta quinta-feira ele decidiu pela renúncia.

“Mesmo tendo o direito de permanecer no cargo para o qual fui eleito democraticamente, assegurado por uma decisão judicial, resolvi renunciar à presidência da entidade, para que a perseguição dirigida à minha pessoa não acabe por prejudicar todo o handebol, que é um patrimônio do povo brasileiro, e que as pessoas passam, mas as instituições ficam. Muitos já passaram e a CBHb e o handebol permanecem”, justificou Ricardinho em sua carta de renúncia.

Sem a verba do COB, a seleção masculina de handebol corre o risco de não conseguir disputar o Campeonato Mundial no Egito, em janeiro. A equipe não viajou para treinamentos na Europa no mês passado, porque o COB também não bancou.

Com a renúncia de Ricardinho, a tendência é de que o comitê volte a arcar com os custos da seleção durante treinos e torneios no exterior. A seleção feminina já está classificada para os Jogos de Tóquio, enquanto a masculina ainda terá de disputar o Pré-Olímpico em 2021.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Handebol

Loading...