Raio-X da pesquisa IMPAR (parte 1)

Uma das novidades no Anuário IMPAR 2019 são as análises sobre cada segmento, levando em consideração o desempenho obtido na pesquisa deste ano e de 2018. A seguir você confere a primeira parte do raio-x dos resultados dos 11 segmentos em que são premiadas as empresas também na categoria Estadual.


 Conheça as marcas vencedoras do IMPAR 2019

Vencedoras na categoria Estadual

 Vencedoras do Top IMPAR 2019

 Conheça os Destaques Catarinenses


Arroz

Na edição 2019 da Pesquisa IMPAR, a marca Urbano repete o desempenho de 2018, quando foi a preferida e de maior afinidade regional na categoria estadual e nas regiões Norte e Foz do Itajaí. Já a marca Tio João é a que aparece entre as três mais citadas em todas as regiões, liderando na Grande Florianópolis, mesmo desempenho alcançado em 2018. Como novidade, a marca Vila Nova aparece como a terceira mais citada na categoria Estadual e lidera empatada com a marca Urbano na Região Norte.

Banco

O desempenho da Caixa Econômica Federal é o destaque no segmento Banco, vencendo na categoria Estadual e em mais quatro categorias regionais. A performance da CEF no IMPAR 2019 é semelhante ao do ano passado e com o maior percentual alcançado novamente no Extremo Sul. Como curiosidade, o Bradesco e a Viacredi ocupam as primeiras colocações nas regiões Foz do Itajaí e Vale do Itajaí, respectivamente. Já o Banco do Brasil, aparece em seis das sete regiões. Mas, diferente da pesquisa de 2018, não aparece no primeiro lugar (no ano passado o BB foi a marca vencedora no Vale do Itajaí e no Meio-Extremo Oeste).

Ensino Profissionalizante

Não fosse a SATC, de Criciúma, o SENAI teria dominado a lista de vencedores em todas as regiões, além da categoria Estadual. Ainda assim, a instituição de ensino profissionalizante vinculada à Federação das Indústrias de Santa Catarina conseguiu repetir o desempenho alcançado na IMPAR 2018. A diferença é que em 2018, o SENAI perdeu o primeiro lugar no Meio-Extremo Oeste para o SENAC e neste ano, deixou de vencer no Extremo Sul, ficando em segundo lugar, atrás da SATC.

Ensino a distância

No embalo do crescimento, com maior oferta de cursos com parte da carga horária não presencial, o destaque do segmento de Ensino a Distância no IMPAR 2019 é a Uniasselvi, líder em cinco das sete regiões. Destaque para a diferença para o segundo lugar na região do Vale do Itajaí (68,06% contra 11,11%). A Anhanquera, que em 2018 foi primeiro lugar no Meio-Extremo Oeste, este ano foi preferida na Região Norte. Enquanto isso, a UNOPAR passou dos 60% na pesquisa e tomou o primeiro lugar da Anhanquera no Meio-Extemo Oeste.

Faculdade

Tradição é um fator importante no segmento Faculdade ou Universidade. A trajetória na produção de conhecimento, pesquisa e extensão junto às comunidades faz a diferença e ajudou a tornar as instituições referência para estudantes, pais e sociedade em geral. Isso ajuda a entender o resultado da pesquisa IMPAR 2019: com os mesmos vencedores do ano passado na categoria estadual e nas demais regiões. Destaque especial para os percentuais da UFSC, na Grande Florianópolis, da Univali, na Foz do Itajaí, e da Unochapecó, no Meio-Extremo Oeste.

Leite

A Tirol é uma das marcas que fazem história na pesquisa IMPAR. Este ano, novamente, não tem para ninguém no segmento Leite e a Tirol ocupa o primeiro lugar na categoria Estadual e nas regiões – mesmo desempenho de 2018. Se por um lado a Tirol domina a lista, por outro, poucas marcas são mencionadas. Destaque para Piracanjuba, que aparece entre as três preferidas, nas sete regiões pesquisadas. Parmalat e Aurora as outras marcas mais citadas enquanto o leite em pó Ninho aparece em segunda lugar na região do Foz do Itajaí.

Loja de Departamento

Como acontece no segmento Leite, também entre as Lojas de Departamento uma marca ocupa a primeira posição em todas as regiões, além da categoria Estadual. Trata-se da Havan, que em 2018 repetiu a mesma performance e também dominou o primeiro lugar de ponta a ponta. A outra marca mais citada, mas sem alcançar nenhum primeiro lugar, foi a rede de lojas Americanas que está entre as três mais citadas em seis regiões.


Deixe uma resposta