Pesquisa IMPAR Tech mostra hábitos de consumo online dos catarinenses

A pesquisa IMPAR, realizada pelo Ibope Inteligência, também coleta dados sobre os hábitos de consumo online dos catarinenses. Na edição 2019, a Pesquisa IMPAR Tech da NDTV mostra que houve um crescimento no percentual de pessoas no estado que compram pela internet. Na comparação com 2018, houve um crescimento de 14%, saindo de 27,2% para 31,2% nas respostas para a pergunta se costuma comprar online.

Foram entrevistadas 910 pessoas entre mulheres e homens com idade a partir de 16 anos, de todas as classes sociais e das regiões do estado incluídas na pesquisa IMPAR (Grande Florianópolis, Foz do Itajaí, Vale do Itajaí, Extremo Sul, Região Norte e Extremo Meio Oeste).

Por sexo

Segundo a pesquisa, os consumidores homens compram mais que as mulheres pela internet em Santa Catarina. Os homens somam 34% enquanto o percentual das mulheres ficou em 29%. Na comparação com a pesquisa de 2018, vale destacar que o percentual das mulheres que compram cresceu 8%. Os homens ficaram no mesmo percentual.

Por idade

Do total, os consumidores com idade entre 25 e 34 anos são mais compram pela internet, totalizando 36%. Já os entrevistados das faixas etárias de 35 a 44 anos e de 16 a 24 anos aparecem na sequência com 37% e 36%, respectivamente. Os entrevistados da faixa etária de 45 até 55 anos ou mais, somados, ficaram em 41% entre os que compram online.

Por classe

A classe AB é a que compra mais pela internet segundo a Pesquisa IMPAR Tech, totalizando 49% dos entrevistados. Os consumidores da classe C somam 21%, enquanto as classes D e E são as que menos compra online com 11% (3% a mais que o percentual de 2018).

Por região

A Pesquisa IMPAR Tech aponta também que a região Extremo Meio Oeste é a que mais compra online, totalizando 38%. Na sequência aparecem as regiões Foz do Itajaí (35%), Grande Florianópolis (33%), Região Norte (33%) e Extremo Sul (27%). A região do Vale do Itajaí neste ano é a que menos compra online, com 19%.

Dados da pesquisa IMPAR Tech

A pesquisa IMPAR Tech também quis saber dos consumidores informações relacionados ao tipo de dispositivo que utilizam para fazer suas compras online. O IBOPE também coletou dados sobre os produtos ou serviços adquiridos com maior frequência pela internet, além das principais vantagens de comprar por canais virtuais.

Confira os dados.

Principal dispositivo utilizado para compras na internet em 2019

  • Smartphone / Celular comum com acesso à internet: 64,9% (Em 2018: 54,3%)
  • Notebook: 21,4% (Em 2018: 28,4%)
  • Desktop: 13,4% (Em 2018: 15,1%)
  • Tablet/ iPad: 0,4% (Em 2018: 1,8%)

Produtos ou serviços comprados com mais frequência na internet

  • Roupas e acessórios: 39,6% (Em 2018: 31,5%)
  • Eletrônicos: 31% (Em 2018: 31,8%)
  • Móveis e eletrodomésticos: 22,3% (Em 2018: 12,6%)
  • Calçados: 19,5% (Em 2018: 14,4%)
  • Produtos de beleza: 8,6% (Em 2018: 7,1%)
  • Automobilísticos / peças automotivas: 7,6% (Em 2018: 4,8%)
  • Livros: 5,7% (Em 2018, 6,7%)
  • Artigos de Decoração: 3,9 % (Em 2018: 1,8%)
  • Ferramentas: 3% (Em 2018: 2,4%)
  • Papelaria / livraria / material de escritório: 2,6%
  • Brinquedos: 2,5% (Em 2018: 2,3%)
  • Passagens aéreas: 1,5% (Em 2018, 1,4%)
  • Alimentos: 0,7% (Em 2018, 2,6%)
  • Outros: 11,2% (Em 2018: 13,1%)

Principal vantagem de comprar pela internet

  • Preço baixo: 58,7% (Em 2018: 63,4%)
  • Comodidade (comprar de qualquer lugar): 27,4% (Em 2018: 20,6%)
  • Variedade (opções diversas): 6,1% (Em 2018: 4,5%)
  • Pesquisa de Preço (maior possibilidade de comparação de valores do mesmo produto): 3,5% (Em 2018: 2,3%)
  • Rapidez / mais rápido efetuar a compra: 1,3% (Em 2018: 1,8%)
  • Entrega rápida: 0,8%
  • Qualidade dos produtos: 0,4% (Em 2018: 0,5%)
  • Fazem troca rapidamente: 0,4%
  • Redução de impostos: 0,4%
  • Participação em programas de pontos: 0,4%
  • Atendimento padrão: 0,4%
  • Opinião de outros usuários (avaliação dos produtos): 0,2% (Em 2018: 0,4%)

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