Startup Summit destaca papel de mulheres empreendedoras no setor de tecnologia

Nos próximos dias 15 e 16 de agosto, acontece em Florianópolis uma nova edição do Startup Summit, evento anual que reúne o ecossistema nacional de tecnologia. Por meio de feira de negócios para startups, um palco com grandes nomes do empreendedorismo nacional e sete trilhas paralelas de conteúdo, o evento busca conectar os empreendedores com a realidade.

Segundo o Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino no Brasil, de março de 2019 — feito pelo Sebrae, com dados de vários estudos —, o Brasil tem a 7ª maior proporção de mulheres entre os empreendedores iniciais no mundo, mas apenas 3,9 de cada 10 empreendedoras viram donas de negócio — elas correspondem a 34% dos donos de negócio, na média nacional.

Um dos objetivos do Startup Summit, de acordo com Alexandre Souza, analista do Sebrae/SC, coordenador do Startup SC e um dos organizadores do evento, é promover conexão com a realidade. E não somente uma conexão entre as pessoas, mas também com o cotidiano de trabalho. “Trazer palestrantes mulheres, empreendedoras, fomentadoras do ecossistema também é um objetivo nosso, a inovação vem da diversidade, é essencial a presença de mais mulheres no setor tecnológico como um todo”, explica.

Entre as palestrantes confirmadas para a segunda edição do Startup Summit estão Betina Zanetti Ramos, co fundadora, vice-presidente e CTO da Nanovetores Tecnologia, Camilla Junqueira, diretora geral da Endeavor Brasil, organização global de fomento ao empreendedorismo de alto impacto presente em mais de 30 países e há 18 anos no Brasil, Daniele Amaro, co fundadora e CEO da Paytrack, solução para gerenciamento de despesas e viagens corporativas, e Gabryella Côrrea, CEO da Lady Driver, aplicativo de transporte particular exclusivo para mulheres.

Para Betina Zanetti Ramos, “o empreendedorismo feminino e a participação das mulheres nos setores de tecnologia é um tema mundialmente discutido e altamente relevante”. Ela contas que desde o momento em que deixou sua formação acadêmica de cientista para se tornar empreendedora em 2008, quando fundou a Nanovetores, fez muito mais do que quebrar paradigmas. “Passei a servir de exemplo, estimulando outras mulheres a empreenderem, isto é muito gratificante”, diz.

No comando da Endeavor Brasil desde fevereiro de 2018, Camilla Junqueira acredita que quanto mais mulheres quiserem e puderem estar em posições de liderança no ecossistema de tecnologia, mais exemplos teremos para a próxima geração de líderes. ”Por isso, enxergo uma enorme responsabilidade em participar de um evento como o Startup Summit, para contribuir com que cada vez mais mulheres acreditem que o lugar delas é sim em tecnologia, em inovação, e onde elas quiserem”, comenta.

Serviço

O que: Startup Summit
Quando: 15 e 16 de agosto de 2019
Onde: Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, rodovia SC-401, Km 01, S/N – Trevo de Canasvieiras, Florianópolis
Inscrições e programação: www.summit.sebrae.com.br

Com informações da Agência Sebrae de Notícias


Deixe uma resposta