Pesquisa aponta comportamento do consumidor no Dia das Crianças em Santa Catarina

A penúltima data comemorativa do ano está se aproximando e as lojas já começam a decorar as vitrines com produtos para o público infantil. Conforme a Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Crianças, realizada pela Fecomércio SC em sete cidades, 72,3% dos adultos afirmaram que os presenteados não vão acompanhar as compras este ano. Enquanto em Itajaí 36,0% pretende levar os filhos/sobrinhos/netos, em Lages apenas 14,3% têm esta intenção.

Brinquedos (52,0%) e roupas (32,9%) lideram a lista de compras. Uma parcela dos consumidores (2,1%) ainda está indecisa. O comércio de rua deve ser o destino da maioria dos catarinenses (74,5%), seguido pelos shoppings centers (17,4%). Criciúma tem o maior percentual de intenção de compra na internet (5,7%), acima da média estadual (3,2%).

“A pesquisa de preço é um comportamento unânime do consumidor catarinense neste ano: pelo menos sete a cada dez (74,3%) devem bater perna antes de comprar o presente. Preço (40%), promoção (23,0%) e atendimento (17%) fazem a diferença, mas em Blumenau a variedade de marcas (11%) também pesa na escolha”, adianta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

As compras devem ser feitas à vista em dinheiro (64,1%), parceladas no cartão de crédito (14,8%) e no cartão de débito (8,6%). Em Joinville, 72,7% pretende pagar com dinheiro.

O gasto médio deve ser de R$ 180,29 por consumidor, valor 4,7% menor do que o levantado pela mesma pesquisa em 2018 (R$ 189,28). A previsão é de gastos mais vultosos em Chapecó (R$ 210,90).

Quase a metade (48,7%) não irá realizar programa especial na data, que cai no sábado este ano, 10,7% devem fazer alguma atividade ao ar livre, 7,1% vão levar a criança para almoçar/jantar em algum familiar e 6,4% pretendem ir a restaurante. Florianópolis (17,3%) tem o maior índice de pessoas interessadas em reunir a família para comemorar a data com almoçar/jantar em casa.

A Fecomércio SC realizou a pesquisa para conhecer o perfil do consumidor desta data e assim preparar o empresário do setor com informações relevantes sobre o comportamento de compra. Os dados foram apurados com 2.100 pessoas, no período de 5 e 19 de setembro de 2019, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Com informações da Fecomércio SC


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