Abastecimento de água de Itajaí fica comprometido após enxurrada

ETA no Limoeiro precisou ser paralisada depois que peças do sistema de captação foram arrastadas pela força da água

Os sistemas de abastecimento de água em Itajaí devem se recuperar até o final desta quarta-feira (9) após terem sido afetados pela enxurrada na noite de terça (8) e a madrugada de quarta.

Conforme o Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura), a área mais afetada foi o Limoeiro, onde a ETA (Estação de Tratamento de Água) precisou ser paralisada.

A área mais afetada foi o Limoeiro, onde a ETA precisou ser paralisada – Foto: Semasa/DivulgaçãoA área mais afetada foi o Limoeiro, onde a ETA precisou ser paralisada – Foto: Semasa/Divulgação

Manutenções emergenciais estão sendo realizadas em trechos da rede de distribuição de água. Segundo o Semasa, peças importantes do sistema de captação foram arrastadas pela enxurrada e devem ser repostas.

A previsão de retomada parcial da operação do sistema é no final desta quarta. Na quinta-feira (10), a partir das 7h, a ETA será paralisada para desassoreamento do Ribeirão Mineral, devido ao volume de sedimentos.

Turbidez na água

O canal do rio Itajaí-mirim, que fornece a água para as principais ETAs também apresenta grande turbidez, que é quando a água não está transparente. Segundo o Semasa, o índice de turbidez está em 1,3 mil unidades, 30% acima do limite de funcionamento eficaz do sistema.

Barragem de contenção de cunha salina foram abertas devido à força da correnteza – Foto: Semasa/DivulgaçãoBarragem de contenção de cunha salina foram abertas devido à força da correnteza – Foto: Semasa/Divulgação

A ETA São Roque está operando em vazão máxima, conforme o órgão, com a produção de água tratada prejudicada pela necessidade constante de lavagem dos filtros e decantadores, devido à turbidez elevada.

Dificuldades elétricas também foram verificadas, mas segundo o Semasa, já estão em manutenção. A ETA Arapongas está em meia vazão, também devido à turbidez. Os principais reservatórios de Itajaí estão em cerca de metade da capacidade.

Devido à força da correnteza, as comportas da barragem de contenção da cunha salina, no Rio Itajaí-Açu, foram abertas. Um guindaste está no local removendo detritos de pequeno porte do rio.

Os sistemas de abastecimento de Itajaí devem se recuperar até o final desta quarta-feira (9) - Semasa/Divulgação
1 2

Os sistemas de abastecimento de Itajaí devem se recuperar até o final desta quarta-feira (9) - Semasa/Divulgação

Força da água afetou até acesso das equipes à ETA - Semasa/Divulgação
2 2

Força da água afetou até acesso das equipes à ETA - Semasa/Divulgação

Brusque também teve abastecimento interrompido

Em Brusque, a chuva também causou transtornos. Com a queda de uma ponte, o abastecimento foi interrompido e o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) estima que até a madrugada desta quinta-feira (10) o abastecimento de água já seja retomado. As localidades atingidas foram o Guarani, Rio Branco e parte do Dom Joaquim.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura