Ação para combater ‘gatos’ deixa 65 casas sem luz em bairro de Florianópolis

Segundo a Celesc, os próprios moradores teriam instalado postes irregulares em ruas do Campeche; famílias tentam mandado na justiça

Uma ação da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), em conjunto com a PM (Polícia Militar) e a GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), cortou a energia elétrica de 65 casas por supostos “gatos” na luz no bairro Campeche, em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira (1º).

Os cortes foram realizados na rua Laura Duarte dos Prazeres e nas servidões Fazenda Bilks e Caminho das Gralhas. Segundo a estatal, os locais tinham instalações irregulares com postes de luz construídos pelos próprios moradores.

gatos em FlorianópolisAção da Celesc cortou a energia elétrica de 65 casas no Campeche – Foto: Osvaldo Sagaz/ND

A ação começou por volta das 8h da manhã. Caminhões com técnicos da Celesc realizaram o desligamento das fiações dos postes clandestinos.

Foram 65 instalações irregulares desligadas e 25 postes não homologados, ou seja, fora do padrão legal, segundo a estatal. “A ação foi motivada por meio de denúncia recebida via ouvidoria da Celesc”, explica a nota.

“É importante ressaltar que furto de energia é crime, com pena prevista no artigo 155 do Código Penal de um a quatro anos de prisão”, complementa o posicionamento da Celesc.

A ação provocou revolta nas famílias afetadas pelo corte. Moradores protestavam enquanto os técnicos realizavam os trabalhos.

Segundo informação apurada pela reportagem da NDTV, representantes das famílias prejudicadas estariam entrando com um mandado judicial para evitar a ação da Celesc. Eles alegam que tentam regularizar na justiça a situação da energia fornecida nas ruas.

O presidente da Amocam (Associação de Moradores do Campeche), Alencar Vigano, informou à reportagem do ND+ que até então não tem conhecimento da ação por parte dos moradores.

“Não fomos avisados, não teve nenhuma divulgação sobre isso, então, não temos como opinar no momento. Infelizmente ainda não temos o que fazer”, salienta.

Confira os vídeos da ação da Celesc nesta sexta:

Foi instalado um poste irregular ao lado do poste central da Celesc na rua, que foi utilizado para distribuir energia de forma clandestina, segundo a estatal – Vídeo: Osvaldo Sagaz/ND

Servidores da Celesc trabalham no local desde às 8h desta sexta (1º) – Vídeo: Osvaldo Sagaz/ND

Moradores acompanham o desligamento dos postes elétricos no Campeche – Vídeo: Osvaldo Sagaz/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...