João Paulo Messer

Política, economia, bastidores e tudo que envolve o cotidiano e impacta na vida do cidadão de Criciúma e região.


Aeroporto de Criciúma deve ser regionalizado

Governo do Estado pretende transferir a responsabilidade de todos aeroportos até o ano que vem

O Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, revelou nesta quinta-feira (21) no sul do Estado que existe planejamento de regionalização de todos os aeroportos hoje sob sua responsabilidade.

Isso significa o governo estadual repassar a responsabilidade destes equipamentos públicos, que hoje custam muito caro, aos municípios e entidades regionais. A afirmação foi feita ao prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, quando este reivindicou melhorias no Aeroporto Diomício Freitas.

Aeroporto mais antigo do Sul está sem voos comerciais – Foto: Aeroporto Forquilhinha CriciúmaAeroporto mais antigo do Sul está sem voos comerciais – Foto: Aeroporto Forquilhinha Criciúma

Apesar de estar no território de Forquilhinha o mais antigo aeroporto do sul é conhecido como de Criciúma. Após quase três anos administrado pela RDL, a mesma que administra o Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, este papel foi assumido em julho do ano passado pela empresa INFRACEA, que está também nos aeroportos de Correia Pinto e Lages.

Desde 2014, quando foi inaugurado o aeroporto de Jaguaruana, o Aeroporto Diomício Freitas não tem mais voos comerciais, servindo apenas ao atendimento de pequenas aeronaves particulares. Mesmo assim a média é de 80 a 100 operações mensais. Com quatro hangares e boa infraestrutura a proposta é reativar por meio da mobilização política os voos comerciais.

O Aeroporto Diomício Freitas só não foi desativado em 2017 após forte mobilização do setor empresarial local, que seria obrigado a transferir suas aeronaves para Jaguaruna. Naquela ocasião o deputado Luiz Fernando Cardoso, Vampiro, era o Secretário de Estado da Infraestrutura e Eduardo Moreira o governador. A desativação causaria enorme prejuízo político. A decisão técnica havia sido tomada, mas acabou revertida.

Secretário Thiago Vieira (de mãos cruzadas) e prefeito de Forquilhinha (à direita) tratam sobre futuro do aeroporto Diomício Freitas – Foto: Thiago Vieira e NeguinhoSecretário Thiago Vieira (de mãos cruzadas) e prefeito de Forquilhinha (à direita) tratam sobre futuro do aeroporto Diomício Freitas – Foto: Thiago Vieira e Neguinho

O Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, foi inaugurado em 2014 depois de polêmica que durou duas décadas. Apontadas desvantagens técnicas do aeroporto de Criciúma, um estudo indicou o novo aeroporto como alternativa ao incremento do setor da aviação comercial, fato que nunca se consolidou de fato. No final do ”século” passado uma discussão bairrista entre as lideranças de Criciúma e Tubarão contribuiu para que a nova obra demorasse ainda mais. É fato que Criciúma e região carbonífera nunca admitiram ficar sem o seu próprio aeroporto.