AGORA: Veja as mudanças que a draga causou em 48h na praia Central de Balneário Camboriú

É possível acompanhar ao vivo obra do alargamento da faixa de areia na praia Central de Balneário Camboriú

A nova estrela de Balneário Camboriú, a draga Galileo Galilei, responsável por trazer areia para o alargamento da praia Central, esta na cidade a pouco mais de 48 horas e já mudou a paisagem da praia.

O equipamento chegou neste domingo (22) e em 48 horas de trabalho já trouxe mais de  120 mil metros cúbicos de areia. A draga atua 24 horas por dia e deve ficar na cidade até o fim da obra, prevista ainda para o fim deste ano.

É possível acompanhar a obra de alargamento da faixa de areia ao vivo. Duas câmeras instaladas no eixo da FG Big Wheel mostram 24 horas por dia a evolução dos trabalhos no Pontal Norte, onde está o canteiro de obras.

A draga Galileo Galilei tem capacidade de 18 mil metros cúbicos de areia em sua cisterna, mas nesta obra de Balneário Camboriú, cada viagem trará de 10 a 12 mil metros cúbicos. A redução no volume de areia por viagem se faz necessária pela pouca profundidade da enseada. Pelos cálculos dos engenheiros, serão quatro descargas da draga por dia.

alargamento da faixa de areia de balneário camboriú – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação NDalargamento da faixa de areia de balneário camboriú – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação ND

Na praia, homens e máquinas farão o trabalho de espalhar a areia nova, que, no primeiro momento será escura, mas a medida que vai secando terá tonalidade natural.

O preenchimento começa defronte à rua 3.700 e será feito em direção à Barra Sul, em trechos que serão interditados ao acesso público. Quando completar este lado, toda tubulação utilizada na praia será removida e começará o preenchimento em direção ao Centro até a altura da rua 2.200.

Quando o preenchimento chegar na altura da rua 2.200, a tubulação que traz a areia da draga até a praia será flutuada e removida a ponta que fica em terra até o trecho de praia diante da rua 2.200, começando em seguida a dragagem daquele ponto em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda praia.

O preenchimento será feito em trechos de 1 km e meio, que serão interditados durante o trabalho – Foto: Ivan Rupp/Secom BC/DivulgaçãoO preenchimento será feito em trechos de 1 km e meio, que serão interditados durante o trabalho – Foto: Ivan Rupp/Secom BC/Divulgação

Essa remoção da ponta da tubulação principal da rua 3.700 até a 2.200 é necessária para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápido e facilmente até o Pontal Norte. A previsão para o término desta obra de preenchimento é até início do mês de novembro deste ano.

Nova Praia Central

Uma obra gigantesca e aguardada por muitos anos, com o custo de R$ 66,8 milhões, que fará com que a Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral de Santa Catarina, volte a ter as mesmas características dos anos 1960.

Arte mostra antes e depois da praia Central de Balneário Camboriú após o alargamento  – Foto: Secom BC/DivulgaçãoArte mostra antes e depois da praia Central de Balneário Camboriú após o alargamento  – Foto: Secom BC/Divulgação

A faixa de areia, dos atuais 25 metros, passará a ter 70 metros em toda a extensão da Praia Central. A obra será realizada em trechos de 1,5 Km, que ficarão interditados durante o trabalho.

O alargamento da faixa de areia da praia Central pode ser acompanhado todos os dias pela internet. Duas câmeras instaladas no eixo da FG Big Wheel mostram 24 horas por dia a evolução dos trabalhos no Pontal Norte, onde está o canteiro de obras.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...