Animais são encontrados mortos e Prefeitura inicia limpeza em praça de Criciúma; entenda

Além da limpeza, a Prefeitura de Criciúma está planejando uma revitalização total da Praça do Congresso no Centro de Criciúma; lago onde animais foram encontrados mortos deverá ser reduzido

Após diversos animais entre tartarugas e peixes serem encontrados mortos, neste final de semana, na Praça do Congresso, no Centro de Criciúma, uma limpeza foi iniciada no local pela Prefeitura nesta segunda-feira (12). Além disso, uma revitalização total do tradicional espaço na cidade está sendo planejada.

“De imediato já iniciamos uma boa limpeza do lago, remoção de mais animais mortos. Temos relatos de moradores que as próprios usuários da praça acabam depositando tartarugas no local sem nenhum tipo de cuidado”, conta o secretário-geral da Prefeitura, Vagner Espíndola.

Animais foram encontrados mortos em lago da Praça do Congresso neste final de semana em Criciúma – Foto: Divulgação/NDAnimais foram encontrados mortos em lago da Praça do Congresso neste final de semana em Criciúma – Foto: Divulgação/ND

Por este motivo, segundo ele, uma das ideias dentro da revitalização é a diminuição do lago e a possível instalação de uma cobertura para que mais animais não sejam abandonados.

“O lago será repaginado e algo definido é que vamos diminuí-lo, a parte que ficar terá cobertura. Porque veda o caimento das folhas. Hoje elas caem no lago e acabam trazendo problemas ali”, explica Espíndola. “A proteção de tela, também, será para tentar inibir essa colocação de animais ali”, completa.

Além da limpeza no lago, na próxima semana já serão iniciadas manutenções nos brinquedos da praça que  atualmente é gerida pela Prefeitura de Criciúma. Já que o contrato de adoção do espaço com uma empresa terminou e não foi possível a renovação.

“A medida é a revitalização total. Em curto prazo iniciamos a limpeza ali e a partir da próxima segunda-feira (19), a empresa contratada para limpeza irá começar a fazer manutenções nos parquinhos”, explica o secretário-geral.

Requerimento protocolado por vereadora

Por conta disso, a vereadora de Criciúma Giovana Mondardo (PCdoB) protocolou o Requerimento nº 467/2021 na Câmara de Vereadores pedindo informações sobre a rotina de limpeza e manutenção do local.

De acordo com a vereadora, a falta de limpeza do lago, um dos destaques da Praça, chama a atenção. “A Praça do Congresso é um dos pontos com muita visitação em nosso município e a situação do local não é das melhores. Protocolamos esse pedido de informação e aguardamos que a limpeza no local também seja realizada”, pontuou Giovana.

Vereadora de Criciúma Giovana Mondardo protocolou um requerimento pedindo explicações à Prefeitura de Criciúma sobre a limpeza do local – Foto: Giovane Marcelino/Divulgação/NDVereadora de Criciúma Giovana Mondardo protocolou um requerimento pedindo explicações à Prefeitura de Criciúma sobre a limpeza do local – Foto: Giovane Marcelino/Divulgação/ND

Projeto em fase de construção

A expectativa é que na próxima segunda-feira (19) seja lançado o edital para contratação da empresa que fará o projeto completo de revitalização da praça. A empresa vencedora deverá ser conhecido em 30 dias, após o lançamento do edital.

“ Por enquanto temos ideias do corpo técnico da Prefeitura. A ideia é manter as características da concepção inicial com pavimentação mais moderna e iluminação mais moderna. Além do lago”, explica Vaguinho.

Em busca de recursos para revitalização de praças

Durante o final de semana, o prefeito Clésio Salvaro, juntamente com o deputado federal Daniel Freitas visitaram a Praça do Congresso e a Praça Nereu Ramos no Centro de Criciúma. A intenção da visita era buscar auxílio do parlamentar para buscar informações de um projeto que o município protocolou no Ministério do Turismo.

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, juntamente com o deputado federal Daniel Freitas visitaram a Praça do Congresso no final de semana – Foto: Divulgação/Decom/NDPrefeito de Criciúma Clésio Salvaro, juntamente com o deputado federal Daniel Freitas visitaram a Praça do Congresso no final de semana – Foto: Divulgação/Decom/ND

“As duas praças são dois cartões postais e a revitalização vai trazer mais mobilidade e ampliar as áreas de lazer, como os parques que estão chegando em todas as regiões da cidade. Parcerias como esta, com o deputado Daniel, auxiliam nosso trabalho e comprovam o interesse comum, que é a qualidade de vida da população”, destacou o prefeito.

A intenção é que um encontro seja marcado no Ministério para buscar agilidade na liberação dos recursos. As obras estão inicialmente orçadas em R$ 3 milhões, valor do projeto no Ministério.

“A agenda para esse mês não vai acontecer. Se tivermos do Ministério a confirmação de que não terá os recursos para de fato fazer a obra, aí faremos com recursos próprios. O projeto será igual”, explica o secretário-geral.

+

Infraestrutura

Loading...