Apagão é registrado em cidades do RJ e MG e origem é descoberta

Pane teria sido causada por uma falha na Hidrelétrica de Furnas, segundo a concessionária que abastece o Rio de Janeiro

Cidades do Rio de Janeiro e de Minas Gerais registraram apagão de energia elétrica na noite deste sábado (18) e a situação só foi normalizada mais de uma hora depois dos primeiros registros. As empresas atribuem a pane a uma ocorrência na Usina de Furnas, que teria afetado a prestação dos serviços.

Apagão é registrado em cidades do RJ e MG e origem é descoberta – Foto: Daniel Queiroz/Arquivo/NDApagão é registrado em cidades do RJ e MG e origem é descoberta – Foto: Daniel Queiroz/Arquivo/ND

Os problemas foram relatados por moradores dos municípios atingidos a partir de 21h20 e, segundo as concessionários que atendem as regiões, normalizados por volta de 22h30.

A Enel, uma das concessionárias que atende o Estado do Rio de Janeiro, informou que “uma perturbação na rede de transmissão de Furnas causou interrupção no fornecimento de energia em parte da região dos Lagos, Macaé, Cantagalo e Teresópolis”. Segundo a concessionária, o fornecimento teria sido normalizado para todos os clientes às 22h32.

Já a Energisa apontou que uma ocorrência na Subestação Rocha Leão, de Furnas, impactou a prestação de serviços a cerca de 60 municípios de Minas Gerais e à Nova Friburgo, no Rio.

Segundo a empresa, a pane teve início às 21h21 deste sábado e o sistema foi sendo restabelecido de forma gradativa, até a situação ser normalizada para 100% dos municípios impactados por volta de 22h.

“A equipe da Energisa continua acompanhando a situação, de prontidão 24 horas, e em contato com as supridoras e o ONS (Operador Nacional do Sistema), que é responsável pela análise do que ocasionou a ocorrência”, acrescentou.

+

Infraestrutura

Loading...