Após mais de um ano, ponte entre Meleiro e Turvo será reconstruída

A ponte entre as comunidades de Boa Vista em Meleiro e Nova Esperança em Turvo desabou após uma tempestade em julho do ano passado e será reconstruída após parceria entre as prefeituras; veja

Após mais de um ano, a ponte que liga as comunidades Boa Vista em Meleiro e Nova Esperança em Turvo será reconstruída. Em 15 de julho do ano passado, ela caiu devido as fortes correntezas do Rio Jundiá após um temporal e desde então as cidades do Extremo Sul catarinense estão sem esta ligação.

Alvo de muita polêmica entre as prefeituras das duas cidades e moradores, a história está prestes a ter um fim. Já que a empresa Deep Engenharia e Projetos de Itajaí venceu a licitação da Prefeitura de Meleiro e irá realizar a obra.

A construção da nova ponte será realizada através de convênio entre as Prefeituras de Meleiro e Turvo. Serão investidos na construção cerca de R$ 605 mil.

Após mais de um ano, ponte que caiu em temporal será reconstruída entre Turvo e Meleiro, no Extremo Sul de SC – Foto: DivulgaçãoApós mais de um ano, ponte que caiu em temporal será reconstruída entre Turvo e Meleiro, no Extremo Sul de SC – Foto: Divulgação

De acordo com o Edital de Licitação, a empresa será convocado em até cinco dias úteis, após a homologação da licitação, para assinatura do contrato. Após a assinatura será emitida a Ordem de Serviço em até cinco dias úteis. Posteriormente a empresa já poderá iniciar as obras.   

A nova ponte sobre o Rio Jundiá terá uma área total de 217,02 m², sendo 27,06 m de comprimento por 7,60 m de largura.

Ponte foi alvo de polêmica

Cansados de esperar os moradores das duas comunidades de Turvo e Meleiro fizeram um encontro em julho deste ano. Revoltados com o descaso e a falta de resolução quanta a construção da nova ponte.

“A ponte serve de acesso de vários agricultores que moram em uma comunidade e trabalham em outra. Algumas pessoas de Boa Vista em Meleiro e de Nova esperança, São Pelegrino e Morro Chato de Turvo, usavam esta ponte diariamente. Agora temos que usar um desvio, aumentando a distância, com a estrada pior”, explicou na época a moradora de Boa Vista (Meleiro), Janaína Piazza.

Acontece que em 2020 quando a ponte havia caído, os prefeitos de Turvo, Thiago Zilli e de Meleiro, Éder Mattos, a época teriam se compromissado a fazerem a obra em parceria. Meleiro fez o projeto da nova ponte e Turvo realizou a limpeza do local.

Porém, um imprevisto ocorreu e canos da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) tiveram que ser retirados. Fato que ocorreu apenas no início deste ano.

Após as eleições, Sandro Cirimbelli assumiu a prefeitura de Turvo. Foi decidido, então, que se iria buscar recursos do governo do Estado. Porém com a demora, as prefeituras decidiam realizar a obra em conjunto.

Estrada é parte de Rota Alternativa proposta por prefeitos

Com a pavimentação da Serra da Rocinha (BR-285), os municípios da região buscam a federalização da SC-285 e propuseram uma Rota Alternativa para quando as obras na Serra estiverem prontas. O trecho em que está a ponte, faz parte desta rota alternativa.

A rota busca desafogar o trânsito entre Turvo e Ermo. Já que são projetadas a passagem de mais de 300 caminhões diariamente na SC-285.

+

Infraestrutura

Loading...