Após um ano, moradores aguardam construção de ponte entre Meleiro e Turvo, no Sul de SC

Ponte que liga os municípios de Meleiro e Turvo, no Sul de SC, desmoronou sozinha no dia 15 de julho de 2020 e desde então moradores aguardam construção de nova ponte

Após mais de um ano, as comunidades de Boa Vista em Meleiro e Nova Esperança em Turvo aguardam a construção de uma nova ponte. Em 15 de julho do ano passado, a ponte que ligava os dois municípios do Sul de Santa Catarina caiu e desde então outra ponte ainda não foi construída no local.

“A ponte serve de acesso de vários agricultores que moram em uma comunidade e trabalham em outra. Algumas pessoas de Boa Vista em Meleiro e de Nova esperança, São Pelegrino e Morro Chato de Turvo, usavam esta ponte diariamente. Agora temos que usar um desvio, aumentando a distância, com a estrada pior”, conta a moradora de Boa Vista, Janaína Piazza.

Ponte entre as cidades de Meleiro e Turvo no Sul de SC caiu no dia 15 de julho do ano passado e segue sem reconstrução – Foto: Fernanda Macarini Vieira/Divulgação/NDPonte entre as cidades de Meleiro e Turvo no Sul de SC caiu no dia 15 de julho do ano passado e segue sem reconstrução – Foto: Fernanda Macarini Vieira/Divulgação/ND

Cansados de esperar, os moradores das localidades organizaram um encontro nesta terça-feira (27) as 19h, no salão de festas da comunidade de Boa Vista. A intenção dos moradores é reunir representantes das duas prefeituras de Meleiro e Turvo para cobrar soluções.

“O prefeito de Meleiro Éder Mattos, ficaria responsável pelo projeto da ponte, pelo projeto de lei. E o do Turvo, Tiago Zilli se responsabilizou por limpar, toda a estrutura para os dois municípios construírem a nova ponte”, conta Janaína.

Porém, um imprevisto ocorreu e canos da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) tiveram que ser retirados. Fato que ocorreu apenas no início deste ano. Com a mudança de prefeitos, mudou-se, também, o entendimento sobre a obra.

A ponte caiu na madrugada do dia 15 de julho do ano passado. Não chovia no momento e a cabeceira desabou naturalmente. “Bom, retirado os canos. Turvo limpou a área. Não existe, mais a ponte. Aí começou o impasse”, comenta a moradora.

Ponte segue sem ser construída entre Meleiro e Turvo no Sul de SC – Vídeo: Fernanda Macarini Vieira/Divulgação/ND

Mais de R$ 600 mil para nova ponte

A ponte que liga duas rodovias municipais já está com o projeto pronto, que foi realizado pela Prefeitura de Meleiro e toda a área já foi limpa pela Prefeitura de Turvo. Porém foi decidido no início do ano, que iria-se buscar verba do governo do Estado para a construção.

“Ficou a cargo do Meleiro a solicitação para o Estado. Buscar recurso já que é uma obra de interesse regional que liga umas das principais estradas para o Morro Chato. Meleiro mandou o projeto para o Estado pra SIE (Secretaria do Estado de Infraestrutura), protocolou em março. Lá foi apontado algumas pendências, alterações do projeto”, explica o engenheiro da Secretaria de Obras do Turvo, Eduardo Manenti.

De acordo com o projeto, o último orçamento realizado colocava o investimento em R$ 624 mil para construção da ponte com pouco mais de 20 metros de extensão.

“Pela gente começamos amanhã. Já foi feita essa reunião para explanar isso. Esperamos só a resposta do Turvo, já que ponte quem usa é os dois municípios. Nada mais certo do que a participação dos dois municípios. Da nossa parte está tudo feito. Já temos o financeiro, já tem o projeto, deixamos tudo pronto”, alega o prefeito em exercício de Meleiro, Pedro Luiz Schuvartz.

De acordo com ele, Meleiro já tem um valor em caixa para a construção da ponte, caso as prefeituras decidirem fazer com recursos próprios a obra.

“Ele (prefeito atual de Turvo, Sandro Cirimbelli) praticamente não sabia. Voltamos a nos reunir de novo. Agora fizemos um novo projeto que está pronto e vai para o Estado”, conta Schuvartz.

Estrada é parte de Rota Alternativa proposta por prefeitos

Com a pavimentação da Serra da Rocinha (BR-285), os municípios da região buscam a federalização da SC-285 e propuseram uma Rota Alternativa para quando as obras na Serra estiverem prontas. O trecho em que está o impasse da ponte, faz parte desta rota alternativa.

“A Rota Alternativa para conseguir desafogar o trecho de Turvo e Ermo. Já que se projeta a passagem de 300 e poucos caminhões diariamente na 285.  A Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul) que passou esse dado.  Vai ser um corredor forte para o porto de Imbituba. Estamos lutando conseguir a verba para fazer essa rota”, explica o prefeito em exercício de Meleiro.

+

Infraestrutura

Loading...