João Paulo Messer

Política, economia, bastidores e tudo que envolve o cotidiano e impacta na vida do cidadão de Criciúma e região.


As duas obras que prometem transformar a infraestrutura do Sul de SC

A conclusão da BR-285 e a construção de um Terminal Intermodal devem ser realidade dentro de no máximo dois anos

O Sul de Santa Catarina sofreu por anos com a precariedade da infraestrutura. Por muito tempo justificou-se a decadência econômica com argumentos que reclamavam desvantagem em relação ao Norte do Estado, por exemplo, onde a BR-101 foi duplicada muito antes.

Hoje, com a principal rodovia do Mercosul duplicada e o Porto de Imbituba, o foco está em duas grandes obras, sendo uma pública e outra privada. A primeira é o término da BR-285 ligando o centro do Rio Grande do Sul. A outra é a construção de um Terminal Intermodal. Ambos trabalham com perspectiva de conclusão.

A pista da serra da Rocinha é toda em concreto – Foto: Serra da Rocinha viadutoA pista da serra da Rocinha é toda em concreto – Foto: Serra da Rocinha viaduto

Na BR-285, cujo quilômetro zero está na confluência com a BR-101 (Araranguá), a previsão é de término de pavimentação da Serra da Rocinha. O projeto de engenharia deve se igualar a hoje fantástica Serra do Rio do Rastro.

A diferença é que esta é nova e com pavimento mais resistente para suportar o tráfego pesado que usará a ligação para permitir o escoamento da produção da serra e do centro gaúcho, além de encurtar a ligação de Santa Catarina com a Argentina em mais de 100 quilômetros.

Restará um trecho de oito quilômetros de pavimentação em território gaúcho, já com obra federal iniciada.

O consórcio de empresas responsável pela ligação dos modais rodoviário e ferroviário ao porto de Imbituba, com a construção do Terminal Intermodal Sul (TIS), anunciou nesta semana que o projeto será retomado imediatamente.

Área localizada nas margens da BR-101 começou a ser preparada em 2017 – Foto: Terminal Intermodal Sul/Divulgação/NDÁrea localizada nas margens da BR-101 começou a ser preparada em 2017 – Foto: Terminal Intermodal Sul/Divulgação/ND

O projeto já deveria estar em fase de conclusão, mas a pandemia determinou a suspensão das obras. Este projeto sugere que nos próximos dois anos e em novo local, na margem da BR-101 em Içara – comunidade de Vila Esperança – o terminal estará pronto.

Nos próximos dias iniciam os trabalhos de terraplanagem e drenagem. Os investidores, entretanto, não antecipam valores a serem aplicados na próxima fase.