Avenida Beira-Mar Norte vai ganhar mais duas pistas; veja detalhes do projeto

Nova obra de infraestrutura, que deve iniciar no primeiro semestre de 2022, promete desafogar o trânsito da região

A avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, vai ganhar mais duas pistas. Em entrevista ao ND+ nesta quarta-feira (24), o secretário municipal de Infraestrutura, Valter Gallina, deu detalhes do projeto.

Avenida Beira-Mar Norte vai ganhar mais duas pistas – Foto: Divulgação / PMFAvenida Beira-Mar Norte vai ganhar mais duas pistas – Foto: Divulgação / PMF

Segundo ele, técnicos da pasta realizaram análises a fim de eliminar os gargalos gerados por engarrafamentos e melhorar a mobilidade urbana da cidade. A equipe concluiu que a Beira-Mar Norte e o Elevado do CIC são os dois pontos críticos da Ilha de Santa Catarina.

No caso da Beira-Mar Norte, foi definida a criação de duas novas pistas. Uma no sentido bairro e a outra, com direção ao Centro. Conforme Gallina, as vias irão do elevado do Rita Maria, próximo à Ponte Hercílio Luz, até a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

As pistas irão adentrar o canteiro central e também parte dos canteiros laterais. O secretário garantiu que as obras serão executadas no período noturno, das 23h às 6h.

A expectativa é de que o projeto seja finalizado até a primeira quinzena de dezembro. Os estudos vão esclarecer, entre outros pontos, a quantidade de veículos que trafegam pela avenida diariamente. De acordo com Gallina, a obra não terá impacto ambiental, pois as novas pistas ocuparão, sobretudo, o canteiro central.

A prefeitura espera lançar a licitação ainda este ano. A obra deve começar em março ou mais tardar abril, segundo Gallina, com conclusão em até sete meses.  A pasta garante que os recursos para implantação já estão assegurados. Contudo, ainda não há informações sobre os custos da obra.

“Não tenho dúvida de que é uma obra vital para a mobilidade urbana de Florianópolis. Talvez a mais importante dos últimos 15 anos”, disse o secretário, Valter Gallina. A Infraestrutura informou, ainda, que as seis pistas existentes atualmente na avenida Beira-Mar Norte serão revitalizadas.

Elevado do CIC

Outra obra de infraestrutura promete desafogar o trânsito para quem sai do Centro de Florianópolis em direção aos bairros, pelo elevado Vilson Pedro Kleinübing – ou como é conhecido popularmente, o Elevado do CIC. A estrutura passará por uma ampliação, que garantirá mais faixas para o tráfego de veículos.

Conforme o projeto, serão criadas duas faixas exclusivas sentido SC-401, e outras duas faixas para aqueles que seguem para o bairro Itacurubi.

O projeto, que deve ser entregue até dezembro de 2021, está previsto para sair do papel no primeiro semestre de 2022. “Queremos iniciar essas obras em março ou, na pior das hipóteses, em abril”, ressalta Gallina. “Os recursos já estão assegurados, não tem como dar errado”, afirma.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...