Balneário Camboriú inspira cidade para obra de alargamento; veja semelhanças no projeto

João Pessoa na Paraíba se inspirou no Litoral Norte de Santa Catarina para elaboração de projetos para alargamento da faixa de areia de quatro praias; as pesquisas ainda estão em fase inicial

O governo municipal de João Pessoa, capital da Paraíba, começou os primeiros passos para a obra de alargamento da faixa de areia em quatro praias da cidade. Os estudos levam em consideração a obra de alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú no Litoral Norte de Santa Catarina.

As obras serão comandadas pela prefeitura que conta com o apoio de universidades, como a Federal da Paraíba, para a elaboração completa do projeto, além de universidades de Barcelona e Suíça.

A primeira semelhança entre Balneário Camboriú e o projeto em João Pessoa é o avanço do mar sobre a faixa de areia, um processo natural que ocorre um diversas praias do Brasil.

O alargamento se faz necessário por conta de um processo natural que ocorre no Brasil inteiro por conta do avanço do mar sobre as faixas de areia. De acordo com pesquisas do MapBiomas, as praias, dunas e areais do Brasil vêm sendo modificados nos últimos 36 anos.

João Pessoa estuda alargamento em quatro praias da cidade, como em Balneário Camboriú – Foto: Secom João Pessoa/Reprodução/NDJoão Pessoa estuda alargamento em quatro praias da cidade, como em Balneário Camboriú – Foto: Secom João Pessoa/Reprodução/ND

A mais nova análise do projeto mostra que a partir de imagens de satélite entre 1985 e 2020, a redução foi de 15%, ou cerca de 70 mil hectares de faixas de areias e dunas. Há 36 anos, eram 451 mil hectares; em 2020, apenas 382 mil hectares.

De acordo com a secretaria de desenvolvimento de João Pessoa, “a ideia é conseguir adequar para nossa realidade experiências já testadas, como em Balneário Camboriú inclusive”.

Trecho da rua 3.700 até o Molhe da Barra Sul já foi completamente concluído – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/DivulgaçãoTrecho da rua 3.700 até o Molhe da Barra Sul já foi completamente concluído – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

O secretário de Planejamento, José William, chegou a manifestar numa recente entrevista que a expectativa é de que o projeto tenha início ainda em 2022. Porém, isso depende dos avanços do projeto.

Outras cidades que já executaram a obra

Mesmo grandiosas e exigindo alta tecnologia, as obras de alargamentos da faixa de areia, como na praia Central em Balneário Camboriú, já ocorrem há décadas em diversos lugares do Brasil e do mundo.

No Rio de Janeiro a obra de alargamento de Copacabana começou em 1965 e foi entregue em 1971, a praia foi alargada em 80 metros e urbanizada sem necessidade de “obras marítimas adicionais”.

Registro da ressaca em 1921 em Copacabana – Foto: Augusto MaltaRegistro da ressaca em 1921 em Copacabana – Foto: Augusto Malta

Após o sucesso das obras de Aterro do Flamengo e Praia de Botafogo, a SURSAN contratou o Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal para o estudos de viabilidade, em modelo reduzido, para o alargamento da praia de Copacabana.

Foi então que os engenheiros e arquitetos da SURSAN desenvolveram os projetos de ocupação da faixa de areia ao mar, urbanização e paisagismo da área alargada, além da contratação das obras e serviços de engenharia necessários.

Canasvieiras

A obra de alargamento da praia de Canasvieiras em Florianópolis garantiu um incremento de 30% na movimentação financeira durante a temporada no Norte da Ilha.

Praia de Canasvieira, em Florianópolis (3) – Foto: Osvaldo Sagaz/Divulgação/NDPraia de Canasvieira, em Florianópolis (3) – Foto: Osvaldo Sagaz/Divulgação/ND

A obra foi entregue em janeiro de 2020, a obra proporcionou espaço de sobra para turistas, moradores e comerciantes aproveitarem a alta temporada no balneário mais visitado da Capital.

Praia de Iracema, Fortaleza

Fortaleza também está entre os destaques de obras de alargamento de faixa de areia, ao todo o município pretende alargar 120 metros juntando as obras de 2000 e 2019.

As duas obras de alargamento da praia de Iracema, em Fortaleza, chegam a 120 metros – Foto: Izaias Vieira/SeinfAs duas obras de alargamento da praia de Iracema, em Fortaleza, chegam a 120 metros – Foto: Izaias Vieira/Seinf

“Vai servir para o fortalezense, em primeiro lugar, e para o turista que vem aqui. Nós temos agora faixas exclusivas para os ciclistas que vão ter oportunidade de passear de uma forma segura”, ressaltou o prefeito da cidade José Sarto (PDT).

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...