Biguaçu amplia coletas de resíduos recicláveis e volumosos; veja mudanças

Com a extensão, cronogramas de todas as coletas passarão por ajustes a partir da próxima segunda-feira (4)

Biguaçu está ampliando as coletas de resíduos recicláveis e volumosos para as localidades da área rural do município. Com a extensão, os cronogramas de todas as coletas passarão por ajustes a partir da próxima segunda-feira (4).

Biguaçu tem novo cronograma para coleta do lixo – Foto: Divulgacão/O Trentino/NDBiguaçu tem novo cronograma para coleta do lixo – Foto: Divulgacão/O Trentino/ND

Até então, esses serviços são efetuados apenas na região urbana de Biguaçu. O prefeito Salmir da Silva destaca a importância da ampliação.

“Biguaçu agora está levando as coletas de materiais recicláveis e de rejeitos volumosos para mais regiões do município, abrangendo comunidades que antes não contavam com esses serviços”, comenta.

“Entendemos que no início vão surgir dúvidas quanto aos novos horários e dias que os caminhões passarão pelas ruas, mas pedimos a compreensão dos moradores, bem como o auxílio na separação adequada dos materiais”, acrescenta Salmir.

Confira o novo cronograma:

Veja dias e horários de coleta em Biguaçu – Foto: PMB/Divulgação/NDVeja dias e horários de coleta em Biguaçu – Foto: PMB/Divulgação/ND

Os novos cronogramas também estão disponíveis no site da prefeitura da cidade, ou por meio do site da Famabi (Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu), que oferece o serviço de suporte pelo telefone (48) 99138-5240.

“Após o período de transição e com o início dos serviços de uma nova empresa de coleta, estamos regularizando os serviços com o intuito de dar o destino adequado a esses materiais de forma segura e ambientalmente sustentável”, destacou o superintendente da Famabi, Marcondes Rodrigues Borba.

“Para tal, contamos com a colaboração dos usuários no descarte dos resíduos acondicionados de forma correta e próximo aos horários previstos no cronograma”, finaliza Borba.

Separação dos resíduos

Lixo comum – não recicláveis

  • Orgânicos: restos de comida, cascas de frutas e legumes, casca de ovos, sacos de chá, borras de café, folhas, flores, entre outros;
  • Inorgânicos: etiquetas adesivas, papel carbono, fita crepe, papéis metalizados/parafinados/plastificados, guardanapos, lixo de banheiro, bitucas de cigarro, fotografias, esponjas de aço e fraldas descartáveis.

Materiais recicláveis

  • Papel, plástico, metal e vidro;
  • Óleo de cozinha pode ser colocado junto ao material reciclado, porém descartado em garrafas PET.

É importante retirar o excesso de restos de alimentos e resíduos antes do descarte.

Volumosos

  • Eletrodomésticos, eletrônicos e móveis;
  • Esses resíduos serão coletados porta a porta. Devem ser acomodados na calçada a partir do dia do recolhimento, pois as equipes não podem entrar em propriedades privadas;
  • Objetos que são grandes ou pesados, como camas, mesas, armários, guarda-roupas, estantes, devem ser devidamente desmontados.

Caso o volume seja muito grande, os resíduos poderão ser levados até a unidade da Recicle Aqui, localizada na SC-407, Km 01, bairro Vendaval.  Também é possível agendar a retirada através da Famabi pelo telefone (48) 99138-5240 ou diretamente com a empresa, pelo número (48) 99662-2860.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...