Moacir Pereira

moacir.pereira@ndmais.com.br Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


BR-470: Ministério da Infraestrutura suspende negociações com governo de SC

Autoridades e lideranças do Vale do Itajaí se reuniram com governador Carlos Moisés para tratar da destinação de recursos do Tesouro do Estado

Um reunião com integrantes do Fórum Parlamentar, o governador Carlos Moisés, prefeitos e lideranças do Vale do Itajaí, resultou em uma posição firme sobre a destinação dos R$ 350 milhões do Tesouro de Santa Catarina para execução de rodovias federais atrasadas no Estado.

O encontro foi provocado por decisão do ministro da Infraestrutura, Tarcisio de Freitas, que suspendeu as negociações com o governo estadual sobre a destinação dos recursos do Tesouro para as rodovias. Na ocasião, foi tratada a situação da BR-470.

Obras de duplicação da BR-470 só devem finalizar em 2023 – Foto: Divulgação/DNITObras de duplicação da BR-470 só devem finalizar em 2023 – Foto: Divulgação/DNIT

O Ministério da Infraestrutura insiste em pulverizar os recursos estaduais em vários trechos da BR-470 e em outras estradas federais. Já o governo negociava a aplicação efetiva em lotes prioritários, como os 1 e 2 da BR-470, que podem ser concluídos até o final do ano, como garantem os técnicos do DNIT.

A alegação dada pelo Ministério é de que o governo judicializou a concessão do aeroporto de Navegantes, pela não inclusão da obrigatoriedade de construção da segunda pista. Há informações, contudo, de que a motivação é política e relacionada com as eleições de 2022 no Estado.

O impasse está criado. O governo fixou posição e não transfere os recursos milionários se não houver definição de forma negociada e conjunta.

Participantes do encontro

Presentes na importante reunião, além dos senadores Esperidião Amin e Dário Berger, e deputados Angela Amin e Hélio Costa: Prefeito de Ilhota Erico de Oliveira (Dida); Vice-Prefeito de Ilhota Joel José Soares; Roberto da Silva – Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhota; Renato Medeiros – Presidente ACIB; Edemar Wieser – Presidente ACIG; Alexandre Rosa Martins – empresário no município de Ilhota.

Francisco Solano Anhaia – presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar; Emílio Schramm – Fecomércio; Arnoldo Adriano – Secretário de Indústria e Comércio de Gaspar-SC; Roberto Carlos da Cunha – Vereador de Gaspar; Jonatas de Oliveira Jacob – Presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar; Cinara Cristina Muller – Assessora de Imprensa de Gaspar; Thayse Fernanda Mafra Lessa – Assessora de Imprensa de Ilhota; Ianca Tayuandra Corsani – Diretora de Departamento Ilhota; Vice-prefeita de Blumenau Maria Regina Soar; Jorge Pereira – Chefe de Gabinete; e Jeferson Baldo – Assessor de Imprensa.

E ainda Ademir Campestrini Junior – Chefe de Gabinete do prefeito de Navegantes; Cláudio Jesus Cotienschi – Presidente da CDL de Navegantes; Verner Dietterle Presidente da Acin Navegantes; Rinaldo Luiz de Araújo – Vice Presidente Regional da Facisc; Osmari de Castilho Ribas – Superintendente do Porto de Navegantes; Bento Ferrari – Presidente do Sincomercio e Intersindical de Itajaí e Região; Laerson Batista da Costa – Presidente da CDL de Itajaí; Edilson Doubrawa – Diretoria Administrativo Financeiro do Parque Beto Carrero; e Celso Rechia Guarezi – Concelheiro Fiscal da FCDL Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...