Casan inicia obras em lagoa de evapoinfiltração em Florianópolis; saiba o que será feito

Unidade fica na Lagoa da Conceição e foi atingida pelo desastre ambiental do dia 25 de janeiro deste ano

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) iniciou na manhã desta sexta-feira (22) as obras de recuperação da lagoa de evapoinfiltração da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Os trabalhos integram o Prad (Plano de Recuperação de Área Degradada) que a companhia vem planejando e executando para o local desde o desastre ambiental de janeiro deste ano.

Casan inicia obras em lagoa de evapoinfiltração em Florianópolis – Foto: Casan/Divulgação/NDCasan inicia obras em lagoa de evapoinfiltração em Florianópolis – Foto: Casan/Divulgação/ND

“Neste momento, o trabalho está focado na dragagem para a retirada do material lamo-arenoso depositado no fundo da lagoa artificial, com objetivo de devolver a infiltração natural do terreno. Atualmente, além de comprometer a capacidade de infiltração do efluente tratado no solo, o material sedimentado ao longo dos anos reduz a capacidade de recebimento do efluente na lagoa”, informou a Casan.

O material retirado é colocado em geobags, grandes bolsas usadas em projetos de proteção ambiental e no gerenciamento de resíduos, para o desaguamento. Após o período de desaguamento a Casan comunicou que encaminhará o material retido nos geobags para local adequado, devidamente licenciado e fará toda a recuperação ambiental da área.

“É um trabalho que está sendo realizado para a segurança da população próxima à lagoa de evapoinfiltração e para a cidade como um todo”, destacou a presidente da companhia, Roberta Maas dos Anjos.

Por medida de segurança, toda a área no entorno da lagoa de evapoinfiltração foi demarcada com placas que informam sobre as ações em execução e alertam as pessoas a manterem distância.

Saiba mais na reportagem do Balanço Geral Florianópolis.

+

BG Florianópolis

Loading...