Casan licitará projeto de captação de água do rio Uruguai até barragem no Oeste de SC

Obra tem como objetivo garantir o abastecimento da população de Chapecó mesmo em períodos de estiagem

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) licitará projeto para captação de água do Rio Uruguai até a  Barragem do Rio Tigre, em Guatambu, no Oeste de Santa Catarina. Prevista para iniciar em dezembro de 2022, a obra será de grande importância para garantir o abastecimento da população de Chapecó, mesmo em períodos de forte estiagem.

Trajeto da adutora do ponto de captação no Rio Uruguai até a Barragem do Rio Tigre. – Foto: Reprodução/CasanTrajeto da adutora do ponto de captação no Rio Uruguai até a Barragem do Rio Tigre. – Foto: Reprodução/Casan

Segundo a Casan, a ideia é realizar a captação, bombeamento e adução de água bruta do Rio Uruguai até a barragem, que tem sido fundamental para o fornecimento de água aos chapecoenses. Dos 590 litros de água por segundo tratados hoje no município de Chapecó, 310 litros vêm da barragem do Rio Tigre.

Para o projeto, será adotada a vazão de 400 litros por segundo. Contudo, as estruturas projetadas devem permitir uma capacidade de transporte de até 650 litros por segundo, considerando a futura necessidade de ampliação do fornecimento de água no município.

A equipe técnica da Casan já definiu o ponto de captação no Rio Uruguai, bem como o trajeto da adutora até a Barragem do Rio Tigre. O termo de referência para contratação compreende a elaboração do projeto básico, a elaboração do orçamento de obra civil e materiais, bem como a execução de relatórios de sondagem.

A obra faz parte de uma das ações previstas no Termo de Compromisso assinado entre a Casan e a Prefeitura de Chapecó no mês de março.

“O processo já foi para a Gerência de Licitações e o edital para a contratação do projeto deve ser publicado em breve”, explica o engenheiro Guilherme Campos, gerente de Políticas Operacionais da Companhia.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...