Com atuação em lutas como a duplicação da BR-101, Amesc chega aos 42 anos no Sul de SC

A Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) completa 42 anos neste domingo (5) e é composta por 15 municípios do Sul de SC

Composta por 15 municípios do Sul de Santa Catarina, a  AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) comemora aniversário neste domingo (5).

A instituição completa 42 anos com a missão de fortalecer a estrutura técnica-administrativa dos municípios filiados e realizar a defesa dos interesses de os cidadãos. A Amesc teve participação importante em conquistas históricas como a duplicação do trecho Sul de SC da BR-101.

O trabalho colegiado foi criado em 5 de setembro de 1979 em prol do desenvolvimento regional sustentável e para auxiliar a gestão pública municipal no Extremo Sul de SC.

Composta por 15 municípios, a Amesc completa 42 anos neste domingo (5) – Foto: Divulgação/AmescComposta por 15 municípios, a Amesc completa 42 anos neste domingo (5) – Foto: Divulgação/Amesc

Inicialmente a Associação foi fundada com nove municípios filiados que, anteriormente, faziam parte da extinta Associação dos Municípios do Sul do Estado de Santa Catarina (Amsesc), que contemplava os municípios da região Carbonífera e do Vale do Araranguá.

O primeiro presidente foi o prefeito de Araranguá na época, Salmi Paladini (em memória).

“Quando analisamos a história da instituição vemos uma história de sucesso, com a credibilidade do trabalho ao longo destas décadas. A cada dia fortalece o sentimento de integração em prol do bem estar da população. A bandeira que se ergue é o desenvolvimento da nossa região”, aponta o presidente da Amesc e prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira.

Segundo ele, o modelo de associativismo catarinense é referência para o Brasil.

“São muitas pessoas e histórias que se unificam a história da entidade municipalista. Neste caminho muitos profissionais também contribuíram para auxiliar as administrações públicas. Contamos com um corpo técnico com profissionais comprometidos em contribuir com o crescimento regional. A AMESC cumpre com o papel de fortalecimento e integração dos 15 municípios em um trabalho contínuo”, ressalta Moacir.

Conquistas principais nestes 42 anos de Amesc

O presidente destaca que foram muitas as conquistas e atuações da AMESC nestes 42 anos, como: capacitação das administrações públicas municipais; fomento ao desenvolvimento regional sustentável; formação dos colegiados setoriais; construção da sede própria; assessorias técnicas; eventos regionais e atuação marcante em reivindicações regionais, a exemplo da duplicação da BR-101, pavimentação das Serra da Rocinha e do Faxinal e manutenção de órgãos na região como a Receita Federal.

A duplicação da BR-101 no Sul de Santa Catarina foi uma das bandeiras levantadas pela Amesc- Foto: Divulgação/CCR Via Costeira/NDA duplicação da BR-101 no Sul de Santa Catarina foi uma das bandeiras levantadas pela Amesc- Foto: Divulgação/CCR Via Costeira/ND

Moacir, lembra, também que uma das maiores conquistas neste ano marcado pela pandemia da Covid-19 foi em relação ao suporte com equipamentos para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Regional de Araranguá.

“É um esforço contínuo, pois temos diversos setores que precisam de atenção e todos são importantes, mas quando realizamos um diálogo regional, ganhamos força para a busca das soluções. Parabéns AMESC, parabéns população por estes 42 anos de atuação municipalista”, parabeniza o presidente.

Veja os municípios que compõe a Amesc: 

São 15 municípios do Extremo Sul de SC que compões a Amesc atualmente – Foto: Reprodução/InternetSão 15 municípios do Extremo Sul de SC que compões a Amesc atualmente – Foto: Reprodução/Internet
+

Infraestrutura

Loading...