VÍDEO: começa a ser reinstalada passarela do CIC, em Florianópolis

A estrutura de 47 toneladas, maior entre todas as peças da passarela, foi içada por um guindaste logo no início da manhã do domingo (6)

A passarela do CIC (Centro Integrado de Cultura), na Avenida Governador Irineu Bornhausen, em Florianópolis, começou a ser reinstalada no último domingo (6). A estrutura de 47 toneladas, maior entre todas as peças da passarela, foi içada por um guindaste logo no início da manhã. Para essa operação, as pistas da avenida foram interditadas com ajuda da GMF (Guarda Municipal de Florianópolis).

Maior peça da passarela do CIC foi içada por um guindaste no domingo (6) – Foto: Reprodução/NDTV RecordTVMaior peça da passarela do CIC foi içada por um guindaste no domingo (6) – Foto: Reprodução/NDTV RecordTV

Devido ao grau de corrosão na passarela, 660 placas que dão suporte ao piso precisaram ser substituídas. Após a estrutura ser reinstalada no local de origem, ainda passará por mais uma fase de pintura.

“Agora, na verdade, a gente vai entrar com a pintura final e lançar o pré-moldado de piso, que também está sendo feito novo. Depois de analisado, foi feito um aditivo. Então, as placas estão sendo fabricadas para serem colocadas na próxima semana”, informou o proprietário da AJ Montagens, empresa responsável pela revitalização da passarela, Adenilson Junckes.

A recuperação da passarela é resultado da cobrança e pressão feitas pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) desde 2018. No ano seguinte, uma ação judicial determinou a reforma e este ano, novamente, o MP precisou intervir.

Parte da passarela foi retirada em agosto do ano passado e a expectativa era de que tudo estivesse pronto em janeiro. Segundo a empresa responsável, entre os motivos do atraso estava a falta de zinco no mercado, matéria-prima para restauração da estrutura.

Em abril deste ano, o MP estipulou prazo de 30 dias para a recuperação, após uma vistoria feita pela Defesa Civil. A expectativa é que a montagem e os detalhes como soldagem e pintura sejam concluídos em 15 dias.

“É uma segurança muito importante, até porque aqui é uma avenida muito movimentada e há necessidade de ter essa passarela com segurança. Uma passarela agora totalmente reformada. A importância é muito grande para nós pedestres e ciclistas também que transitamos nessa área”, disse o policial Sérgio Rodrigues, que costuma pedalar pelo local.

Depois da passarela do CIC, próxima a ser restaurada é a da Avenida da Saudade – Foto: Anderson Coelho/NDDepois da passarela do CIC, próxima a ser restaurada é a da Avenida da Saudade – Foto: Anderson Coelho/ND

Depois de entregue a passarela do CIC, a próxima a ser restaurada é a localizada na Avenida da Saudade. A expectativa de quem circula pela região a pé ou de bicicleta é grande.

“A gente faz um apelo para a manutenção das obras. Não adianta também deixar acumular esse problema. Eu acho que a manutenção é primordial”, destacou a analista de sistemas Fabia Marília Ribeiro.

Confira mais informações na reportagem do Balanço Geral Florianópolis.

+

BG Florianópolis