VÍDEO: Obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis tem importante avanço nesta quarta
As frentes de escavação do túnel 4, que fica entre os municípios de São José e Biguaçu, se encontraram após oito meses de escavações simultâneas
Um marco importante na obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis aconteceu nesta quarta-feira (26) pela manhã. As frentes de escavação do túnel 4, que fica entre os municípios de São José e Biguaçu, se encontraram, após oito meses de escavações simultâneas por cada lado.
Leia mais

Segundo o diretor de operações da concessionária Arteris Litoral Sul, Cesar Sass, o encontro das frentes de escavação “é um grande passo para a comunidade, para a região, para todos que estão acompanhando essa obra de perto”.
O evento contou com falas da diretoria técnica e operacional da concessionária responsável pela obra, com a presença de autoridades e também de representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que fez o acionamento dos explosivos.
“É um símbolo de que a obra do contorno finalmente toma traço e que ela cada vez mais se mostra viável, de acordo com o cronograma. Esse foi o primeiro encontro de túneis dos outros três que virão. Com certeza, essa obra vai representar um grande avanço pra sociedade, um grande avanço pra economia local”, disse o diretor da agência, Davi Barreto.
O projeto do Contorno Viário conta mais três túneis como o túnel 4, todos ainda em execução. Juntos os quatro compõem mais de 7 km de escavações, mas nenhum estava presente no projeto original. No caso do túnel 4, a escavação foi necessária para evitar o corte da mata ciliar. Já os outros três túneis ficam na cidade de Palhoça e foram adicionados após a mudança no traçado original. Alterações que custaram mais de R$ 1 bilhão.

O momento tão aguardado representa um grande passo na reta final da construção do Contorno Viário, que conta com 50 km de extensão e deveria ter sido entregue em 2012. Segundo a Arteris, a nova rota vai ficar pronta no prazo atual, que é daqui a 704 dias, em 31 de dezembro de 2023.
Segundo Barreto, “a ANTT vem fiscalizando todo o andamento da obra. Vários dos prazos estão sendo antecipados. A gente vem acompanhando o cronograma e o que a gente observa é que várias frentes de obra estão além daquilo que foi esperado. E a gente tem muita confiança de que a obra vai ficar pronta na data prevista”.
“Nesse ponto de encontro temos o primeiro túnel perfurado totalmente. Nos dá essa motivação e essa alegria de que a obra realmente está acontecendo, está saindo do papel e logo se tornará uma realidade, que vai melhorar muito a região da Grande Florianópolis principalmente. Lutamos muito em Palhoça por isso e agora nos alegra ver essas possibilidades da coisa acontecendo com certa antecedência”, comemorou o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
Até o momento, no túnel 4, 190 mil m³ de materiais escavados já foram retirados. Com o encontro das frentes, as obras agora avançam.
“A gente vai dar início no segundo túnel, por questões técnicas, isso estava dentro do planejamento, e os outros túneis estão sendo tocados tanto do Norte quanto do Sul”, explicou Sass.
Já a pista sul do túnel quatro também será aberta neste ano. A previsão, segundo a Arteris, é que isso aconteça no mês de abril.
Veja como foi o encontro das frentes na reportagem do Balanço Geral Florianópolis.
Mais recentes - Balanço Geral Florianópolis
BG Florianópolis
Tem mais uma reportagem espeical da série “Viva Açores - Conhecer é Viver", hoje sobre a relação ent ...
Nesse domingo (22) teve a segunda etapa do Campeonato Estadual de Remo aqui em Florianópolis. Serão ...
Florianópolis recebeu neste final de semana um evento de motociclistas com um estilo bem diferente. ...
Uma das empresas que realiza a obra do Contorno Viário reincidiu o contrato com a Arteris. Com isso, ...
A unidade do Cetas, Centro de Triagem de Animais Silvestres do Estado, pode mudar de endereço. Atual ...