VÍDEO: Obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis tem importante avanço nesta quarta

As frentes de escavação do túnel 4, que fica entre os municípios de São José e Biguaçu, se encontraram após oito meses de escavações simultâneas

Um marco importante na obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis aconteceu nesta quarta-feira (26) pela manhã. As frentes de escavação do túnel 4, que fica entre os municípios de São José e Biguaçu, se encontraram, após oito meses de escavações simultâneas por cada lado.

Obras do contorno viário em Florianópolis chegam na escavação do quarto túnel – Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação/NDObras do contorno viário em Florianópolis chegam na escavação do quarto túnel – Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

Segundo o diretor de operações da concessionária Arteris Litoral Sul, Cesar Sass, o encontro das frentes de escavação “é um grande passo para a comunidade, para a região, para todos que estão acompanhando essa obra de perto”.

O evento contou com falas da diretoria técnica e operacional da concessionária responsável pela obra, com a presença de autoridades e também de representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que fez o acionamento dos explosivos.

“É um símbolo de que a obra do contorno finalmente toma traço e que ela cada vez mais se mostra viável, de acordo com o cronograma. Esse foi o primeiro encontro de túneis dos outros três que virão. Com certeza, essa obra vai representar um grande avanço pra sociedade, um grande avanço pra economia local”, disse o diretor da agência, Davi Barreto.

O projeto do Contorno Viário conta mais três túneis como o túnel 4, todos ainda em execução. Juntos os quatro compõem mais de 7 km de escavações, mas nenhum estava presente no projeto original. No caso do túnel 4, a escavação foi necessária para evitar o corte da mata ciliar. Já os outros três túneis ficam na cidade de Palhoça e foram adicionados após a mudança no traçado original. Alterações que custaram mais de R$ 1 bilhão.

Túnel sendo construído: concessionária garante entregar a obra em dezembro de 2023 – Foto: Carlos Júnior/Arteris Litoral Sul/divulgaçãoTúnel sendo construído: concessionária garante entregar a obra em dezembro de 2023 – Foto: Carlos Júnior/Arteris Litoral Sul/divulgação

O momento tão aguardado representa um grande passo na reta final da construção do Contorno Viário, que conta com 50 km de extensão e deveria ter sido entregue em 2012. Segundo a Arteris, a nova rota vai ficar pronta no prazo atual, que é daqui a 704 dias, em 31 de dezembro de 2023.

Segundo Barreto, “a ANTT vem fiscalizando todo o andamento da obra. Vários dos prazos estão sendo antecipados. A gente vem acompanhando o cronograma e o que a gente observa é que várias frentes de obra estão além daquilo que foi esperado. E a gente tem muita confiança de que a obra vai ficar pronta na data prevista”.

“Nesse ponto de encontro temos o primeiro túnel perfurado totalmente. Nos dá essa motivação e essa alegria de que a obra realmente está acontecendo, está saindo do papel e logo se tornará uma realidade, que vai melhorar muito a região da Grande Florianópolis principalmente. Lutamos muito em Palhoça por isso e agora nos alegra ver essas possibilidades da coisa acontecendo com certa antecedência”, comemorou o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

Até o momento, no túnel 4, 190 mil m³ de materiais escavados já foram retirados. Com o encontro das frentes, as obras agora avançam.

“A gente vai dar início no segundo túnel, por questões técnicas, isso estava dentro do planejamento, e os outros túneis estão sendo tocados tanto do Norte quanto do Sul”, explicou Sass.

Já a pista sul do túnel quatro também será aberta neste ano. A previsão, segundo a Arteris, é que isso aconteça no mês de abril.

Veja como foi o encontro das frentes na reportagem do Balanço Geral Florianópolis.

+

BG Florianópolis

Loading...