Coronavírus: governo suspende visitas nos presídios de Santa Catarina

Informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (17) durante coletiva de imprensa do governo do Estado

Diante das notícias recorrentes sobre casos de coronavírus no país, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa decidiu suspender as visitas em todas as unidades de segurança de Santa Catarina. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (17) durante coletiva de imprensa, em Florianópolis.

A determinação vale por 30 dias a partir desta terça e pode estender-se conforme o aumento de casos da doença no Estado. Até o momento, são sete casos confirmados em território catarinense.

Coletiva de imprensa nesta manhã determinou medida no sistema prisional do Estado – Foto: Karine Koppe/NDColetiva de imprensa nesta manhã determinou medida no sistema prisional do Estado – Foto: Karine Koppe/ND

Além das suspensão de visitas, o início do Curso de Formação Profissional e a última etapa do Concurso Público para agentes penitenciários também foi suspenso. As visitas íntimas dentro das 59 unidades de segurança de Santa Catarina, já estavam suspensas por tempo indeterminado desde o último sábado (14).

Os programas educacionais que ocorrem nas unidades prisionais e socioeducativas, como o EJA (Ensino de Jovens e Adultos), Despertar pela Leitura e atividades complementares também estão adiados.

Conforme o secretário de Estado da Justiça e Cidadania (SJC-SC), Leandro Lima, a medida é preventiva e busca proteger detentos e servidores do sistema no Estado.

“Desta forma, colaboramos para que se evitasse vias de contato, não só dos apenados, mas de quem trabalha no local. É um cenário nunca visto antes”, disse Leandro.

Além de Leandro, o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, e o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, participaram da reunião.

Leia também:

Ainda não há vacina ou medicação eficaz no combate à doença e, por isso, é importante reforçar medidas de prevenção:

  • Lavar as mãos com água e sabão com frequência;
  • Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
+

Infraestrutura

Loading...