Moacir Pereira

moacir.pereira@ndmais.com.br Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Cortes de verbas nas BRs: Falta transparência

Ministro assumiu a responsabilidade pelos cortes orçamentários

O ministro da Infraestrutura, Tarcisio de Freitas, assumiu duas vezes a responsabilidade pelos cortes de quase 40 milhões de reais nas dotações do Orçamento da União para 2022 em Santa Catarina.  A primeira, em resposta aos protestos do senador Esperidião Amin nas redes sociais.  A segunda, de forma mais explícita, ao lado do senador Jorginho Melo, assumindo a paternidade da medida, sob alegação de que tratava de uma operação comum, e que os recursos iriam para manutenção de rodovias.

O primeiro questionamento feito, além de mais um ato de desconsideração com o povo catarinense, reside na forma. Não houve transparência nenhuma.  Tudo na surdina. Os cortes foram aplicados através de uma portaria da Secretaria do Tesouro Nacional.

Em segundo lugar, ao assumir a autoria das supressões de verbas, alegando remanejamento, o ministro Tarcisio de Freitas não indicou para onde foram os tais 40 milhões.  Se foram para restauração das péssimas estradas federais existentes em Santa Catarina, vá lá que seja aceito. Sobretudo, porque o ministro declarou de viva voz que os 40 milhões vão retornar ao orçamento.

Mas…e se as transferências beneficiaram rodovias em outros Estados da Federação? Neste caso, já é até motivo para uma briga federal.

Faltou transparência também em relação às estradas prejudicadas. Por que justamente a BR-470, no Vale do Itajai, hoje a maior reivindicação catarinense em termos de infraestrutura.  E a BR-163, vital para o transporte de insumos e produtos do oeste e há muito tempo abandonada pelo governo central. Está uma lástima.

O ministro Tarcisio de Freitas é o melhor ministro do governo Bolsonaro, sem dúvida.  Todavia, como já afirmou o deputado federal Hélio Costa “muito bom para todos os outros Estados, menos para Santa Catarina”.

*

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...