Decreto federal inclui rodovias de SC em estudo para concessão à iniciativa privada; confira
Sete rodovias federais e 25 rodovias estaduais, qualificadas para os estudos, somam mais de 3 mil km de extensão
Um decreto emitido nessa segunda-feira (29) pelo presidente Jair Bolsonaro qualifica sete rodovias federais e 25 rodovias estaduais em Santa Catarina para estudos no âmbito do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).

A intenção é realizar a concessão de 1.647 quilômetros de rodovias federais e 1.506 de vias estaduais, totalizando mais de 3 mil km de extensão. A iniciativa acolhe recomendação do Conselho do PPI.
Leia mais
Os estudos vão avaliar o potencial e os melhores modelos para a exploração econômica das rodovias, identificando os trechos que apresentam maior sinergia, por fazerem parte de corredores importantes de tráfego do Estado.
Segundo o comunicado divulgado pelo governo federal, a qualificação das rodovias estaduais foi articulada com o governo de Santa Catarina para que, após a conclusão das análises, seja promovido ato de delegação que legitime a União a firmar os contratos de parceria juntamente com os instrumentos que contemplaram as rodovias federais.
Com isso, pretende-se aumentar a viabilidade de concessão à iniciativa privada. O comunicado diz que a intenção é que os aportes de investimentos por agentes do mercado e gestão modernizada possam promover a expansão da capacidade logística.
Além disso, aperfeiçoar a infraestrutura de transportes do país e o nível de qualidade da prestação dos serviços relacionados.
Rodovias federais:
- BR-153/SC
- BR-158/SC
- BR-163/SC
- BR-280/SC
- BR-282/SC
- BR-470/SC
- BR-480/SC
Rodovias estaduais:
- SC-108
- SC-110
- SC-114
- SC-120
- SC-135
- SC-155
- SC-157
- SC-163
- SC-280
- SC-283
- SC-350
- SC-355
- SC-370
- SC-386
- SC-410
- SC-412
- SC-416
- SC-417
- SC-418
- SC-421
- SC-445
- SC-452
- SC-453
- SC-480
- SC-486
SOS Rodovias
Um abaixo-assinado virtual, chamado de SOS Rodovias, foi lançado, na manhã desta segunda-feira, pelo Grupo ND e Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) para mobilizar a sociedade por mais investimentos nas rodovias federais do Estado.
A iniciativa marca a nova fase da campanha “SC Não Pode Parar”, que se iniciou em julho e vem mostrando a situação precária das BRs que cortam o Estado, além dos caminhos para avançar na área de infraestrutura de transportes.