Defesa Civil reconhece situação de emergência em 2 municípios de SC afetados pela estiagem

Após reconhecimento federal, município pode pedir recursos para restabelecer serviços essenciais e reconstruir equipamentos danificados

O MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional), por meio da Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), reconheceu, nesta segunda-feira (14), a situação de emergência em municípios do país por conta de desastres naturais.

Dentre eles, estão Iraceminha e Itá, em Santa Catarina, afetados pela estiagem. A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

Defesa Civil reconhece situação de emergência em Iraceminha e Itá  – Foto: Nilson Teixeira/Epagri/DivulgaçãoDefesa Civil reconhece situação de emergência em Iraceminha e Itá  – Foto: Nilson Teixeira/Epagri/Divulgação

Acesso a recursos

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o Estado ou o município pode solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

Com base nas informações enviadas por meio do S2iD (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres), a equipe técnica da Sedec avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Estiagem em Santa Catarina

As chuvas abaixo do normal na maior parte de Santa Catarina nos últimos três meses contribuíram para a permanência do agravamento da estiagem. Precipitações pontuais consideráveis foram registradas, mas não houve distribuição adequada.

Dentre os 295 municípios do Estado, 145 estão em estado de normalidade; 71 de atenção; 21 de alerta, e nove em situação crítica frente à estiagem. Além disso, 19 cidades não encaminharam informações da situação.

Para os meses de junho, julho e agosto a previsão é de chuvas abaixo da média, principalmente, na metade Oeste, o que caracteriza a permanência da estiagem no Estado, em especial no Extremo Oeste.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...