DNIT libera viaduto duplicado na BR-470 em Indaial

Trecho é um dos acessos para as cidades de Indaial e Timbó, no Médio Vale do Itajaí, e deve ajudar a desafogar o trânsito na região

Mais um trecho da duplicação da BR-470 no Vale do Itajaí foi entregue pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura). Na manhã desta sexta-feira (29) foi liberado o trânsito no viaduto de acesso aos municípios de Indaial e Timbó, no Médio Vale do Itajaí.

DNIT libera viaduto duplicado na BR-470 em Indaial – Foto: Moisés Stuker/NDTVDNIT libera viaduto duplicado na BR-470 em Indaial – Foto: Moisés Stuker/NDTV

O viaduto faz parte do lote 4 da duplicação, já em Indaial. O percurso liberado por volta das 10h da manhã tem cerca de um quilômetro de extensão. Com isso, o trecho em obras – cerca de 74 quilômetros entre Navegantes e Indaial – tem aproximadamente 26,5 quilômetros de pista duplicada.

A obra entregue nesta sexta (29) custou R$ 23 milhões e de acordo com o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Ronaldo Carioni, vai oferecer mais segurança para pedestres e motoristas.

“Com essa entrega a gente proporciona mais segurança e conforto aos usuários. Antes as pessoas cruzavam a BR se expondo, e com o viaduto a rodovia passa sobre o acesso”, explica.

Veja o momento da liberação do trecho:

Na próxima semana, os trabalhos vão se concentrar na revitalização das marginais e na construção de calçadas e ciclovias ao redor do viaduto.

Andamento da obra

Segundo Carioni, o orçamento de 2021 para as obras de duplicação da BR-470 é de R$ 60 milhões. “Os recursos são limitados, não tem uma gama à vontade de recursos, então precisamos aplicar com responsabilidade. Desapropriamos onde é é importante para agilizar e estamos seguimos fazendo obras até concluir a BR como um todo”, afirma.

DNIT libera viaduto duplicado na BR-470 em Indaial – Foto: Moisés Stuker/NDTVDNIT libera viaduto duplicado na BR-470 em Indaial – Foto: Moisés Stuker/NDTV

Veja como está a obra em cada lote: 

  • Lote 1 – Navegantes a Luiz Alves: 57% de obras concluídas e cerca de 5 quilômetros da rodovia duplicada;
  • Lote 2 – Luiz Alves a Gaspar: 81% das obras concluídas e 18 quilômetros de pista duplicada;
  • Lote 3 – Gaspar a Blumenau: 33% das obras concluídas e 2,5 quilômetros de duplicação;
  • Lote 4 – Blumenau e Indaial: 32% das obras concluídas e um quilômetro de pista liberada.

*Com informações do repórter Moisés Stuker, da NDTV.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Infraestrutura