Draga que vai trazer areia nova para a praia de Balneário Camboriú chega ao Brasil

Faixa de areia deve passar a ter de 25 para 70 metros de largura; obra deve ser concluída no final de outubro

A draga Galileo Galilei, que vai trazer a areia nova para a Praia Central de Balneário Camboriú, chegou ao Brasil nesta terça-feira (17). O equipamento veio do Oriente Médio.

A draga está no porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, onde será nacionalizada – procedimento necessário, feito pela Marinha do Brasil. Depois deste processo, ela navega para Balneário Camboriú.

Draga Galileo GalileiDraga Galileo Galilei veio do Oriente Médio para fazer a obra de alargamento da praia de Balneário Camboriú – Foto: Prefeitura de BC/Divulgação

Assim que chegar à cidade, a Galileo Galilei carregará sua cisterna com areia da jazida escolhida para a obra, que fica a 15 Km da costa, com uma areia similar a da Praia Central. A previsão para término do alargamento da praia é para final de outubro deste ano.

Como vai ser feito o alargamento

Já na praia, a tubulação que vai ser usada no transporte da areia nova já está pronta e posicionada para se conectar à draga. A nova areia vai preencher a enseada e aumentar a faixa de areia, dos atuais 25 metros, em média, para 70 metros, uma vez estabilizada.

A draga Galileo Galilei tem capacidade de 18 mil metros cúbicos de areia em sua cisterna. Na obra de Balneário Camboriú, no entanto, cada viagem trará de 10 a 12 mil metros cúbicos. Pelos cálculos dos engenheiros, serão quatro descargas da draga por dia.

Na praia, homens e máquinas farão o trabalho de espalhar a areia nova. No primeiro momento o material será mais escuro, mas a medida que vai secando, vai clarear até chegar na cor da praia atual.

O preenchimento começa na altura da Rua 3.700 e será feito em direção à Barra Sul, em trechos que devem ser interditados ao acesso público.

Quando completar este lado, toda tubulação utilizada na praia será removida e realocada sentido Centro para assim, preenchendo a praia até altura da Rua 2.200.

Tubos na Praia Central de Balneário CamboriúTubos que vão trazer a areia para a Praia Central – Foto: Ivan Rupp/Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

Quando o preenchimento chegar na altura da Rua 2.200, a tubulação que traz a areia da draga até a praia será flutuada e a outra ponta, em terra, será deslocada até o trecho de praia na Rua 2.200. O preenchimento da praia começa daquele trecho em direção ao Pontal Norte, até completar a praia.

Essa movimentação da ponta da tubulação principal da 3.700 até a 2.200 é necessária para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápida e facilmente até o Pontal Norte.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...