Draga vai abastecer; veja quantos litros de combustível cabem no equipamento de BC

Equipamento retorna ao Porto de Paranaguá na próxima segunda-feira (11) para abastecer e quantidade de litros é surpreendente

A draga Galileo Galilei tem grande responsabilidade no avanço das obras de alargamento da praia Central de Balneário Camboriú, o equipamento transporta diariamente cerca de 60 mil metros cúbicos de areia, com o avanço de 90 metros de praia alargada por dia.

Agora, pela segunda vez, a draga vai ao porto de Paranaguá, no Paraná, para abastecer. A primeira ida do equipamento foi no dia 17 de setembro, quando ficou três dias no Estado vizinho, abastecendo.

Draga volta abastecida para concluir obra de recuperação da faixa de areia – Foto: Reprodução/Secom BCDraga volta abastecida para concluir obra de recuperação da faixa de areia – Foto: Reprodução/Secom BC

A cada parada para abastecer, a draga armazena cerca de 1,8 milhão de combustível  VLSFO (Very Low Sulfur Fuel Oil, ou óleo combustível com baixo enxofre), que só está disponível no porto paranaense. Esse tipo de combustível é menos poluente.

Na próxima terça-feira (12), a draga irá para o Paraná para reabastecimento, e volta no dia 15 de outubro. Nestes três dias, a linha principal que traz a areia nova à praia será flutuada, e removida a ponta em terra até o trecho de praia, na altura da rua 1.800.

Mais da metade da obra concluída

Mais da metade da Praia Central de Balneário Camboriú já foi alargada, desde o início dos trabalhos, no final de agosto. Nesse ritmo, entre trazer e espalhar a nova areia e o tempo necessário para “assentar”, a previsão é que a nova praia já esteja completamente alargada em novembro.

Draga Galileo Galilei vai para abastecer no Paraná – Foto: Secom BCDraga Galileo Galilei vai para abastecer no Paraná – Foto: Secom BC

>Veja 5 curiosidades sobre a draga que está transformando praia de Balneário Camboriú

Até esta quinta-feira (7), 3,05 Km de praia já foram recuperados, ou seja, mais de metade dos 5,8 Km da orla da Praia Central de Balneário Camboriú.

Imagens impressionantes mostram a draga de Balneário Camboriú atuando em alto mar – Foto: Secom/DivulgaçãoImagens impressionantes mostram a draga de Balneário Camboriú atuando em alto mar – Foto: Secom/Divulgação

No dia 17 de setembro, 2 Km de praia, da rua 3.700 até o molhe da Barra Sul, foram completados. Além disso, uma área maior de 44 mil metros quadrados foi formada anexa ao molhe, que vai receber uma reurbanização.

A obra de recuperação continua, agora na direção norte, com homens e máquinas em terra e a draga Galileo Galilei trazendo a areia nova.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...