Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Edital para revitalização do Centro Histórico de Florianópolis é paralisado

Objetivo é discutir mais o projeto do entorno da Praça 15; proposta de retirada do paralelepípedo é controversa

Retirada de paralelepípedo do entorno da Praça 15 provoca polêmica – Foto: Léo Munhoz/NDRetirada de paralelepípedo do entorno da Praça 15 provoca polêmica – Foto: Léo Munhoz/ND

O processo licitatório para revitalização da ala leste do Centro Histórico da Capital, que inclui a polêmica retirada de paralelepípedos do entorno da Praça 15 (foto), foi paralisado pela Prefeitura de Florianópolis. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Valter Gallina, responsável pelo edital, o objetivo é permitir mais discussão.

Diante de questionamentos sobre a substituição do pavimento, que já motivaram ajustes na ideia original, o prefeito Gean Loureiro (DEM) vai ouvir comerciantes da região, além de entidades como Acif (Associação Empresarial de Florianópolis), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), FloripAmanhã, entre outras, antes de continuar com o projeto. As obras abrangem também ruas tradicionais como a João Pinto e a Tiradentes.

A troca das pedras históricas por paver foi contestada por arquitetos e urbanistas, preocupados com a descaracterização da ala leste. O assunto chegou ao titular da 28ª Promotoria de Justiça, Rogério Ponzi Seligmann, que instaurou um inquérito civil para apurar eventual descumprimento de leis de proteção ao patrimônio.