Empresa assume aeroporto de Chapecó e prevê gerar 500 empregos

A assinatura do contrato de concessão para expansão, exploração e manutenção do aeroporto ocorreu nesta sexta-feira. As operações ficam a cargo da Concessionária Voe Xap, empresa do Grupo Socicam

Foi assinado na manhã desta sexta-feira (11) o contrato de concessão para expansão, exploração e manutenção do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. As operações, que ficam a cargo da Concessionária Voe Xap, empresa do Grupo Socicam, começam no próximo domingo (13).

Ato aconteceu nesta manhã de sexta-feira em Chapecó – Foto: Foto: Julio Cavalheiro / Secom/NDAto aconteceu nesta manhã de sexta-feira em Chapecó – Foto: Foto: Julio Cavalheiro / Secom/ND

A cerimônia foi realizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes e contou com a presença de várias autoridades, inclusive do Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL) e do Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (PSL). O aeroporto será o 15º terminal aeroportuário gerido pela Socicam.

O contrato de concessão tem duração de 30 anos e prevê uma série de investimentos, como duplicação do tamanho do terminal, que passará a ter uma área construída de 2.400 metros quadrados; expansão da área comercial. Além da instalação de um moderno sistema de internet sem fio, o Wi-Fi 6, duplicação das salas de embarque e desembarque; duplicação do número de sanitários públicos; modernização dos equipamentos de auxílio a pousos e decolagens; implantação de moderno terminal de cargas.

O diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam e presidente do Voe Xap, Marcelo Bisordi, informou que a partir de janeiro iniciam as obras em todo terminal, incluindo operação com equipamentos, que vai trazer a segurança necessária para os voos.

“Temos 240 dias conforme o edital para entregar os investimentos do terminal com todas as melhorias. Hoje temos 500 mil passageiros ano, vamos ter depois de concluído, um terminal com porte para 1,5 milhão de passageiros/ano. Ainda teremos novas rotas, uma delas, anunciada hoje, é da Companhia Azul, já marcada para o ano que vem para Curitiba e estamos em estudo para a partir de 2022, duas novas: Brasília e Guarulhos”, salientou, acrescentando que o aeroporto vai gerar 500 empregos diretos e indiretos.

O governador de Santa Catarina disse que a concessão traz investimentos imediatos e futuros. “O impacto é muito positivo, gera atração de outros operadores, outras empresas, facilita a conexão do Oeste com o restante do país e porque não dizer do mundo. Vai dar segurança, acessibilidade, conforto para quem usa o aeroporto, além de desenvolver a região. Hoje lançamos aqui uma grande semente para que o Oeste de Santa Catarina seja muito maior do que ele é”, disse Carlos Moisés.

Socicam assina contrato e assume aeroporto de Chapecó nesta sexta – Foto: Prefeitura de Chapecó/NDSocicam assina contrato e assume aeroporto de Chapecó nesta sexta – Foto: Prefeitura de Chapecó/ND

“A parceria entre o município, Estado e União fez com que pudéssemos trazer a ferramenta mais moderna que os aeroportos têm no mundo, que é a concessão. Modernizando o terminal, modernizamos nossa economia e o desenvolvimento regional. É uma grande conquista para Chapecó, um avanço para toda a Grande Região”, pontuou o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

Sobre o aeroporto

O aeroporto de Chapecó é considerado um dos maiores aeroportos regionais do país em infraestrutura, movimentação de passageiros e área de abrangência. Localizado em posição geográfica favorável, atende um raio de 300 municípios entre o Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná e o Noroeste do Rio Grande do Sul. Beneficiando cerca de 2,5 milhões de habitantes. O aeródromo contabiliza hoje uma média de 30 mil embarques e desembarques mensais e 40 voos semanais por semana.

O ato foi acompanhado pelo o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Thiago Vieira, deputados estaduais Altair Silva, Mauro de Nadal, outras autoridades da região, secretários e integrantes do Governo do Estado.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura