Empréstimo para túnel submerso entre Itajaí e Navegantes recebe aprovação inicial

Projeto ainda inclui transporte coletivo regional e reurbanização da orla da Praia Central de Balneário Camboriú

O polêmico túnel submerso do Rio Itajaí-Açu, 90vai ligar Itajaí a Navegantes, recebeu a aprovação inicial para o empréstimo que pode custear parte da obra.

Empréstimo para túnel submerso entre Itajaí e Navegantes recebe aprovação inicial – Foto: Amfri/DivulgaçãoEmpréstimo para túnel submerso entre Itajaí e Navegantes recebe aprovação inicial – Foto: Amfri/Divulgação

A Cofiex (Comissão de Financiamento Exterior) do Ministério da Econômia aprovou, na última segunda-feira (13), a Carta Consulta apresentada pelo CIM-AMFRI (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) para a implementação das ações previstas no projeto.

O empréstimo, proveniente do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), será de US$ 90 milhões – mais de R$ 516 milhões -, além de US$ 30 milhões (R$ 172 milhões) equivalente à contrapartida do financiamento, devendo ser amortizados em 25 anos.

Ao todo, de investimentos públicos, serão 120 milhões de dólares, ou seja, mais de R$ 688 milhões. Outra parte do projeto, mais de US$ 240 milhões (mais de R$ 1,3 bilhões) serão provenientes de investimentos privados.

O projeto é composto de três elementos principais: o Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR/AMFRI), o túnel submerso entre Itajaí e Navegantes e a Mobilidade Ativa na Orla Central de Balneário Camboriú.

Nesta segunda-feira (20), o Presidente do CIM-AMFRI, Emerson Stein, esteve reunido com o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), com o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), e com o Prefeito de Navegantes, Liba Fronza (DEM), para alinhar os próximos passos do projeto.

Projeto da Amfri ainda prevê um sistema de transporte coletivo regional no sistema BRT – Foto: Arquivo/Amfri/DivulgaçãoProjeto da Amfri ainda prevê um sistema de transporte coletivo regional no sistema BRT – Foto: Arquivo/Amfri/Divulgação

A estruturação do financiamento, que ainda depende da aprovação do legislativo dos três municípios e do Senado Federal, vai começar em janeiro de 2022, assim como os projetos definitivos das obras, modelagem jurídica da concessão e estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

São estes estudos que vão definir os números dos investimentos e as tarifas a serem aplicadas no sistema de transporte público e pedágio do túnel.

Estudos prévios já apontam uma tarifa entre R$ 5 e R$ 10 para o transporte coletivo regional, dependendo do número de integrações. O acesso ao túnel também dependeria de um pedágio, que poderia variar entre R$ 4,50 e R$ 10, dependendo do veículo.

Prefeitos das três cidades se reuniram nesta segunda-feira (20) – Foto: Amfri/DivulgaçãoPrefeitos das três cidades se reuniram nesta segunda-feira (20) – Foto: Amfri/Divulgação

Sobre os projetos

Conforme a Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí), este é o primeiro sistema de transporte regional que vai operar com 100% de ônibus elétricos da América Latina.

Na prática, deve permitirá aos usuários se deslocarem entre os municípios da Região da Foz do Rio Itajaí em um sistema com tarifa integrada, monitoramento de frota via satélite e bilhetagem eletrônica. O início da operação está previsto para o primeiro semestre de 2024.

Já o túnel submerso possibilitará uma nova ligação entre Itajaí e Navegantes, com três faixas de trânsito em cada sentido, com uma exclusiva para o transporte coletivo.

A estrutura deve ficar a cerca de 23 metros de profundidade e garantir o livre acesso de navios no canal do rio para o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. A expectativa é que o tráfego deve ser liberado em 2028.

Por fim, o projeto da orla central de Balneário Camboriú deve contemplar a reurbanização da Avenida Atlântica e melhorias na mobilidade da área central da cidade. Esta obra deve ser concluída até o final de 2024.

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