Entidades pedem mudanças nos pisos táteis em Joinville; entenda

Pessoas com deficiência visual em Joinville estão levantando questões sobre a atual disposição dos pisos táteis nas calçadas

O piso tátil é um importante aliado para a locomoção segura de pessoas com deficiência visual. Em Joinville, no Norte de Santa Catarina, no entanto, entidades estão reivindicando mudanças na disposição dessas elevações nas calçadas.

Entidades reivindicam mudanças nos pisos táteis – Foto: Reprodução/NDTVEntidades reivindicam mudanças nos pisos táteis – Foto: Reprodução/NDTV

O grupo justifica que o piso tátil representa alguns perigos quando está fixado no canto das calçadas.

“Com o piso colocado na área rente à cerca ou o muro, um deficiente visual não vai notar que tem um cachorro ali e, muitas vezes, ele pode avançar; ou, você acaba levando um susto e sai do alinhamento”, explica Aguinaldo Oliveira, presidente da Ajidevi (Associação Para Integração dos Deficientes Visuais).

Quando a elevação está no cantos, também fica mais fácil bater em obstáculos, como lixeiras, por exemplo. “Hoje elas não podem mais ter aquele pêndulo, que abria para fora e não voltava. Muitos desses deficientes visuais eram prejudicados: acabavam batendo o rosto, cortando-se”, complementa.

Segundo o grupo, o pedido já foi levado à Câmara de Vereadores, na Comissão de Urbanismo e com a Sama (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente).

Entidades reivindicam mudanças nos pisos táteisEntidades reivindicam mudanças nos pisos táteis – Foto: Reprodução/NDTV

Em Joinville, a disposição dos pisos segue as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que estabelece que pode ser instalado na parte central ou nas laterais das calçadas.

“A gente quer garantir que aqui em Joinville, pelo menos, a gente consiga instalar o piso tátil no centro das calçadas”, explica Paulo Suldóvski, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Para as entidades, a mudança representaria uma autonomia para as cerca de 14 mil pessoas com deficiência visual no município se locomoverem em segurança pelas calçadas da cidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...