Estrangeiros e saída proibida: veja curiosidades na rotina da draga de Balneário Camboriú

Brasileiros integram 25% da tripulação formada por homens que nunca saem da draga; veja outras curiosidades

Mesmo há um mês em Balneário Camboriú, a draga Galileo Galilei ainda atrai curiosos que param na orla da praia Central para ver o equipamento trabalhando e trazendo de 12 a 15 mil m³ de areia para a orla da praia. A draga fica a 15km da orla e a rotina no equipamento é cercada de curiosidades.

A prefeitura de Balneário Camboriú destacou a rotina e todo processo que a draga faz diariamente para que a areia chegue até a orla da praia Central. O trabalho é ininterrupto e os profissionais precisam se revezam.

A draga vai na jazida que está há cerca de 15km da costa. Na jazida a profundidade é de 30 metros. O processo de sucção da areia enche a cisterna da draga que tem capacidade total 18 mil m³, porém só é transportado por viagem de 12 a 15 mil m³ devido a profundidade da enseada na praia Central.

Entenda por que a draga de Balneário Camboriú não pode abastecer em portos – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/DivulgaçãoEntenda por que a draga de Balneário Camboriú não pode abastecer em portos – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

Depois que carrega, a draga se desloca para linha de tubulação que fica a 2,5 km da praia, onde realiza a conexão com a tubulação para transporte da areia até praia. Cada ciclo de chegada, ou o tempo gasto em cada viagem, varia de 6 a 7 horas.

A tripulação da draga também é cheia de curiosidades. A equipe é formada por 28 homens que fazem revezamento entre eles, mais dois fiscais contratados para monitoramento ambiental. Apenas 25% da tripulação são brasileiros.

28 homens integram tripulação da draga de Balneário Camboriú – Foto: Secom BC/Divulgação28 homens integram tripulação da draga de Balneário Camboriú – Foto: Secom BC/Divulgação

Os outros 75% da equipe são europeus e brasileiros que nunca descem da draga, ou seja, ficam à bordo 100% do tempo. Apenas os fiscais se revezam de 14 em 14 dias.

Outras curiosidades

Mudando completamente a paisagem da praia Central de Balneário Camboriú, a draga Galileo Galilei é a mais nova celebridade da cidade, e já contribuiu com o avanço de mais de 2km da obra.

População de Balneário Camboriú assiste evolução da obra de alargamento da praia Central – Foto: Secom BC/DivulgaçãoPopulação de Balneário Camboriú assiste evolução da obra de alargamento da praia Central – Foto: Secom BC/Divulgação

O equipamento grandioso tem gerado curiosidade entre moradores e turistas, a expectativa é que a obra fique pronta até novembro e transforme Balneário Camboriú na nova Copacabana catarinense.

FOTOS: Veja como estão outras praias alargadas como em Balneário Camboriú

A draga Galileo Galilei foi construída em 2020, este é o primeiro grande trabalho do equipamento, que veio do Oriente Médio, adquirido pela prefeitura através do consórcio vencedor da licitação, o DTA Engenharia Jan De Nul, especialistas neste tipo de obra.

Apenas profissionais treinados e especializados são autorizados a entrar na draga. Para manter o equipamento funcionando 24 horas por dia são necessários 28 tripulantes especializados.

De acordo com a prefeitura, não é possível mencionar quanto a draga custa porque a empresa vencedora do consórcio é que arca com o equipamento, no entanto, a draga foi contratado para trazer à superfície 2,155 milhões de metros cúbicos de areia, que será espalhado na praia.

A draga veio do Oriente Médio para Balneário Camboriú, a viagem durou 20 dias até Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, onde foi nacionalizada. Um procedimento feito pela Marinha do Brasil. Depois desse processo foi apenas mais um dia de viagem até Balneário Camboriú.

A draga Galileo Galilei tem capacidade de 18 mil metros cúbicos de areia em sua cisterna, mas nesta obra de Balneário Camboriú, cada viagem trará de 10 a 12 mil metros cúbicos. A redução no volume de areia por viagem se faz necessária pela pouca profundidade da enseada. Pelos cálculos dos engenheiros, serão quatro descargas da draga por dia.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...