Extremo-Oeste de Santa Catarina terá usina de asfalto

Garantia foi dada pelo governador do Estado em reunião com prefeitos da região na manhã desta terça-feira (1º), em Florianópolis

Os recursos necessários à implantação de uma usina de asfalto em São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, foram garantidos pelo Governo do Estado. O objetivo é tornar mais ágil e de qualidade a manutenção das vias públicas no Extremo-Oeste.

Reunião ocorreu na manhã desta terça-feira (1º). – Foto: Mauricio Vieira/SecomReunião ocorreu na manhã desta terça-feira (1º). – Foto: Mauricio Vieira/Secom

A garantia foi dada pelo governador Carlos Moisés para prefeitos da região em reunião na manhã desta terça-feira (1º), na Casa d’Agronômica, em Florianópolis.

“Nós vamos ser parceiros, não apenas para ajudar a estruturar a usina, mas também vamos avaliar formas de manter essa parceria de forma perene. É uma região muito importante para Santa Catarina e que precisa de uma atenção adequada”, afirma o governador.

O encontro foi uma iniciativa do deputado estadual Fabiano da Luz e teve, também, a presença do presidente da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), Mauro de Nadal.

“O governador pôde conhecer a admirável organização e unidade dos prefeitos do Extremo-Oeste para melhorar a infraestrutura nos municípios. O Estado percebeu nesse consórcio a oportunidade de fazer uma gestão pública compartilhada com resultados práticos para todos os cidadãos”, avalia o deputado Fabiano, coordenador da Bancada do Oeste na Assembleia.

Plano de trabalho

De acordo com o Governo do Estado, a instalação de usinas de asfalto faz parte da estratégia do Governo do Estado para melhorar as condições das rodovias catarinenses, em parceria com consórcios de municípios. A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade elaborou um plano de trabalho para padronizar os procedimentos, com espaço para adequações de acordo com as características e necessidades de cada região.

No Extremo-Oeste, a usina será gerida pelo Conder (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional), com quem será firmado o primeiro dos convênios, para uma complementação de recursos destinados à compra dos equipamentos. Além disso, o Governo do Estado vai repassar recursos ao município de São Miguel do Oeste para as obras de instalação da usina.

Reunião ocorreu na manhã desta terça-feira (1º). – Foto: Mauricio Vieira/SecomReunião ocorreu na manhã desta terça-feira (1º). – Foto: Mauricio Vieira/Secom

De acordo com o prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Conder, Claudio Junior Weschenfelder, a viabilização da usina de asfalto está muito mais próxima, diante da sinalização positiva do governador.

“Para mim, este é um momento inédito, essa abertura do Governo do Estado, recebendo uma comitiva tão importante, com 15 municípios da nossa região, e buscando uma parceria forte. Avalio como um momento especial”, afirma.

BR-163

Os prefeitos do Extremo-Oeste também solicitaram apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa para viabilizar investimentos na BR-163, como é a intenção do governador Carlos Moisés. Ele já apresentou projeto de lei ao Legislativo para permitir o aporte de recursos estaduais na rodovia.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura