Faixa de ônibus exclusiva do UFSC semidireto terá novas alterações; veja o que muda
Mudanças começam a ser implementadas na noite desta terça-feira (9) e linho começa a funcionar com os novos moldes a partir de quarta-feira (10)
A faixa exclusiva para a linha de ônibus UFSC Semidireto aberta em frente à Praça da Cidadania, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), vai passar por alterações nessa terça-feira (10).
Leia mais

O local deve passar por melhorias na sinalização, com inclusão de faixas de pedestres e alteração do controle de acesso à faixa, que será feito pela GMF (Guarda Municipal de Florianópolis).
As mudanças estão sendo implementadas gradualmente, desde o dia 25 de abril, a partir de análises e acordos feitos entre a UFSC e a prefeitura. Até o final de maio, novas alterações serão feitas no trecho, sempre de forma a avaliar a eficácia e pensar em novas soluções.
De qualquer modo, a passagem na região central da Universidade vai continuar exclusiva para pedestres, ciclistas e para a linha 185 – UFSC Semidireto.
“São mudanças já esperadas, uma vez que a comunidade teve contato com essa nova configuração durante duas semanas. Acreditamos que o bom senso deverá prevalecer, pois neste momento todos já sabem que a circulação em determinados espaços é restrita ao UFSC Semidireto. Áreas de embarque e desembarque, e locais onde é proibido estacionar estão sinalizadas, explica o chefe de Gabinete da Reitoria, Áureo Moraes.
Vigilância de trânsito
Desde o dia 25 de abril, quando a faixa começou a ser implementada, o controle de acesso é feito pela Secretaria de Segurança Institucional. A mudança para a vigilância da PMF acontece para que sejam cumpridas as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro.
“Remover a presença física da vigilância nos possibilitará verificar o grau de adesão ao impedimento de circulação e estacionamento de veículos e, especialmente, de respeito às ações voltadas aos modais de transporte coletivo, ciclovias e valorização do pedestre”, completa o chefe de Gabinete.
Como a faixa dentro da Universidade é exclusiva para a linha 185 – UFSC Semidireto, pedestres e ciclistas, carros de passeio e outros automóveis estão proibidos de transitar no local. Os motoristas serão notificados caso sejam flagrados transitando no espaço.
Alterações na faixa
Os espaços na área de circulação do 185 – UFSC Semidireto receberão mais faixas de pedestres, para que recebam a preferência de circulação. A faixa do ônibus também será diminuída ou delimitada na ação que começa na noite desta segunda-feira (9).
Também está sendo implementado um abrigo no novo ponto de ônibus, em frente à praça. Ações de poda, limpeza, iluminação e drenagem estão sendo realizadas na região pela Prefeitura, segundo a UFSC.