Florianópolis amplia coleta de vidro e de orgânicos; confira novas regiões atendidas

Novidade faz parte da programação oficial da Prefeitura para a Semana Lixo Zero; A expectativa é que até 2030, a cidade recupere 60% dos recicláveis secos e 90% dos orgânicos compostáveis

Moradores do Norte da Ilha, em Florianópolis, poderão contar com o serviço de coleta Seletiva Flex exclusiva de vidro a partir desta semana. A ampliação do atendimento faz parte da programação da Semana Lixo Zero na Capital. A expectativa da prefeitura é que até 2030 a cidade recupere 60% dos recicláveis secos e 90% dos orgânicos compostáveis.

Florianópolis iniciou projeto de coleta de orgânicos e vidros inédito no país – Foto: Divulgação/PMFFlorianópolis iniciou projeto de coleta de orgânicos e vidros inédito no país – Foto: Divulgação/PMF

Nesta Semana Floripa Lixo Zero, a coleta Seletiva Flex também será ampliada no bairro Córrego Grande, PEVs (pontos de entrega voluntária) de orgânicos serão instalados no Morro do Quilombo e no Ribeirão da Ilha e um evento para descarte consciente de eletroeletrônicos será realizado na quarta-feira, às 15h.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga, a seletiva flex é orientada a chegar mais vezes e mais perto do usuário. “Essa semana, [acontece] a ampliação da coleta porta a porta de vidro em todas as casas aqui da bacia do Itacorubi e no Norte da Ilha, iniciando com Jurerê e Daniela. E a coleta de orgânicos, que representa quase metade do lixo da cidade também sendo ampliada porta a porta”, disse ele. O serviço já atende o bairro Itacorubi e está em expansão pela cidade.

Como irá funcionar

A coleta Seletiva Flex só de vidro começa a operar nos bairros Jurerê e Daniela a partir desta terça-feira (26), às 7h. “Os moradores que já tinham uma coleta seletiva por semana, agora terão duas, sendo uma somente para destinar embalagens de vidro. A implantação será gradativa e chegará a atender em torno de 40 mil pessoas no Norte da Ilha”, informou a prefeitura.

“A meta da cidade é aumentar a reciclagem de vidro em 40% este ano”, afirmou o superintendente de Gestão de Resíduos da SMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Ulisses Bianchini. Com a nova coleta só de vidro e a rede de mais de 90 PEVs, a estimativa é que no próximo verão sejam recolhidas até 300 toneladas de vidro por mês.

A seletiva flex só de vidro, com caminhões satélite e contentores modelo europeu que devem ser adquiridos pelo usuário, também será ampliada para condomínios do Córrego Grande e Parque São Jorge nesta quarta-feira (27), às 8h. Já a Seletiva Flex de orgânicos compostáveis será implantada a partir da quinta-feira (28), também às 8h.

“Com essa ampliação, passaremos a atender cerca de 27 mil pessoas”, aponta Bianchini. Já são em torno de 20 mil e as ampliações serão constantes até atender toda a Bacia do Itacorubi. Segundo o superintendente, hoje a flex da Smma com caminhão satélite já coleta 15 toneladas de vidro e 10 toneladas de restos de alimentos e logo dobrará essa quantidade.

O lançamento da coleta Seletiva Flex de orgânicos com bombonas e baldinhos em PEVs, acontece nesta segunda-feira (25) no Morro do Quilombo. No Ribeirão da Ilha, o serviço começa a operar na sexta-feira (29).

Saiba mais sobre a Semana Floripa Lixo Zero na reportagem do Balanço Geral Florianópolis!

+

BG Florianópolis

Loading...