VÍDEO: para aumentar segurança no trânsito, Florianópolis terá mais ciclovias

No Norte da Ilha, com pintura e sinalização feitas, a nova ciclofaixa entre Canasvieiras e Ponta das Canas trouxe mais segurança aos ciclistas

Usar a bicicleta como meio de transporte diário já é uma realidade para muitos moradores de Florianópolis, mas para ter uma cidade totalmente integrada com esse modal é preciso investimento. São ciclovias e ciclofaixas que dão mais segurança ao trânsito e principalmente aos ciclistas. Uma realidade que já está mudando aqui na Capital.

Ciclovias no bairro Abraão, região continental, já são utilizadas pelos ciclistas – Foto: PMF/DivulgaçãoCiclovias no bairro Abraão, região continental, já são utilizadas pelos ciclistas – Foto: PMF/Divulgação

O fotógrafo Vinicius Leyser, que pedala pelas ruas da cidade há 25 anos, usa a bicicleta para ir para o trabalho e para outras atividades. “Eu tenho carro, mas eu uso a bicicleta na maioria dos dias porque acaba sendo mais prático pro meu dia a dia. Eu já estou acostumado. Às vezes, eu uso o ônibus, às vezes eu caminho. A gente tem que dar boas opções para todos, porque o que está acontecendo hoje em dia é que muitas pessoas são obrigadas a usar o carro porque não tem outras opções de deslocamento convidativas e seguras”, falou ele.

No Norte da Ilha, com pintura e sinalização feitas, a nova ciclofaixa entre Canasvieiras e Ponta das Canas trouxe mais segurança aos ciclistas.

“Nós moramos aqui há seis anos. Agora é que fizeram a sinalização. Existia sinalização, mas a sinalização estava apagada. Daí, se acontecesse algum acidente, a gente não podia reclamar”, disse a engenheira Maria Inês Alves, que mora na região.

“É isso aí que tem que ser feito. Eu acho que devia ser até melhorada a pista. Ela dá um acabamento inferior à pista dos automóveis. Por que que tem que ser inferior à pista dos automóveis?”, questionou o engenheiro Artigas Alves, que também utiliza a bicicleta como meio de transporte.

Com o passar dos anos, os espaços exclusivos para circulação de bicicletas aumentaram em Florianópolis. Até 2017, eram apenas 67 km de malha viária. Hoje, esse número mais que dobrou: são 165 km de ciclovias ou ciclofaixas pela cidade e há outros projetos em andamento para a construção de mais vias similares.

“Nós estamos fazendo neste momento várias ciclovias. A da [avenida] Luiz Boiteux Piazza são mais de 6 km e está quase pronta, falta definir apenas os tachões. Nós estamos fazendo na avenida Jorge Lacerda mais 3,5 km de ciclovias e também na Via Expressa Sul, também mais 5,2 km. Então, estamos falando de mais 14,5 km de ciclovias que ficarão concluídos ainda neste semestre”, contou o secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Valter Gallina.

Avenida das Rendeiras vai ofertar mais uma ciclovia na cidade – Foto: Anderson Coelho/NDAvenida das Rendeiras vai ofertar mais uma ciclovia na cidade – Foto: Anderson Coelho/ND

Apesar das novas ciclovias, alguns pontos da cidade ainda precisam de melhorias ou adaptações para atender o público ciclista.

“Algumas são muito boas, como a que foi construída na avenida Madre Benvenuta, no canteiro central, tem algumas que são confusas e até perigosas em alguns trechos. Seria muito legal a secretaria de Infraestrutura consultar os ciclistas que andam na região para saber o que faz diferença na experiência de quem está passando ali”, sugeriu Vinicius Leyser.

A secretaria municipal reconhece que há algumas falhas, já que muitas ciclovias ou ciclofaixas fazem ligação com trechos de rodovias estaduais e diz que as obras de melhoria serão feitas.

“Vou dar o exemplo da Via Expressa Sul, uma rodovia estadual, mas nós estamos revitalizando e estamos fazendo uma ciclovia que liga o elevado do trevo da seta até o túnel. Só o túnel, que é estadual e não pode passar bicicleta. Então, nós estamos entrando à direita. Já estamos fazendo a terraplanagem, ela vai sair na Waldemar Viêira e dali vai entrar pelo antigo Saco dos Limões chegando até o Centro”, revelou Gallina.

Confira mais informações na reportagem completa do Balanço Geral Florianópolis!

+

BG Florianópolis

Loading...