FOTOS: Veja como estão outras praias alargadas como em Balneário Camboriú

Obra de alargamento da faixa de areia já ocorreu em outras cidades, como Copacabana na década de 1970, e isso pode esclarecer outras dúvidas em relação a Balneário Camboriú

Mesmo grandiosas e exigindo alta tecnologia, as obras de alargamentos da faixa de areia, como na praia Central em Balneário Camboriú, já ocorrem há décadas em diversos lugares do Brasil e do mundo.

No Rio de Janeiro a obra de alargamento de Copacabana começou em 1965 e foi entregue em 1971, a praia foi alargada em 80 metros e urbanizada sem necessidade de “obras marítimas adicionais”.

Comparativo entre Copacabana antes da obra de alargamento e Balneário Camboriú – Foto: Reprodução/Augusto Malta/Ivan RuppComparativo entre Copacabana antes da obra de alargamento e Balneário Camboriú – Foto: Reprodução/Augusto Malta/Ivan Rupp

A Ângulos, revista do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro) traz uma reportagem sobre os 50 anos da obras de alargamento na cidade, a obra iniciou com um estudo feito pela Superintendência de Urbanização e Saneamento do Estado da Guanabara.

Registro da obra de alargamento de Copacabana no Rio de Janeiro – Foto: Arquivo Pessoal/SURSANRegistro da obra de alargamento de Copacabana no Rio de Janeiro – Foto: Arquivo Pessoal/SURSAN

Após o sucesso das obras de Aterro do Flamengo e Praia de Botafogo, a SURSAN contratou o Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal para o estudos de viabilidade, em modelo reduzido, para o alargamento da praia de Copacabana.

Registro da ressaca em 1921 em Copacabana – Foto: Augusto MaltaRegistro da ressaca em 1921 em Copacabana – Foto: Augusto Malta

Foi então que os engenheiros e arquitetos da SURSAN desenvolveram os projetos de ocupação da faixa de areia ao mar, urbanização e paisagismo da área alargada, além da contratação das obras e serviços de engenharia necessários.

A obra veio da necessidade do município que estava crescendo em população e valorização imobiliária, além da construção de prédios altos na orla de Copacabana. Hoje a praia é um dos maiores cartões postais do Brasil.

Canasvieiras

A obra de alargamento da praia de Canasvieiras em Florianópolis garantiu um incremento de 30% na movimentação financeira durante a temporada no Norte da Ilha.

A obra foi entregue em janeiro de 2020, a obra proporcionou espaço de sobra para turistas, moradores e comerciantes aproveitarem a alta temporada no balneário mais visitado da Capital.

O número foi levantado por lideranças comunitárias que ajudaram a Prefeitura de Florianópolis a executar uma reinvindicação da comunidade que já durava 30 anos.

Praia de Canasvieiras viu o turismo crescer novamente após obra de alargamento da faixa de areia – Foto: Flávio Tin/Arquivo/NDPraia de Canasvieiras viu o turismo crescer novamente após obra de alargamento da faixa de areia – Foto: Flávio Tin/Arquivo/ND

“A obra teve aceitação unânime. Todo mundo agradece pelo que foi feito e quem criticou, parou de criticar”, ressalta o advogado e presidente do Codeni, Luiz Cesar Costa.

A obra modificou completamente o cenário da orla de Canasvieiras ao longo de 2,3 mil metros de extensão. Antes do alargamento, alguns pontos da orla tinham apenas dois metros de largura. Após o alargamento, são cerca de 50 metros de largura, que poderão ser reduzidos para 35 após a estabilização da bancada de areia.

“Hoje sobra espaço na praia de Canasvieiras e houve até uma regulamentação para que bares e restaurantes possam ocupar espaço na beira da praia”, salienta Costa.

Com faixa de areia mais larga, Canasvieiras viveu um domingo de verão em plena primavera – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/NDCom faixa de areia mais larga, Canasvieiras viveu um domingo de verão em plena primavera – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND

Praia de Iracema, Fortaleza

Fortaleza também está entre os destaques de obras de alargamento de faixa de areia, ao todo o município pretende alargar 120 metros juntando as obras de 2000 e 2019.

Com 90% de execução, a obra tem previsão de conclusão no próximo mês de junho. Para o prefeito da cidade José Sarto (PDT), as intervenções geram mais opções de lazer e esporte, fortalecendo o turismo na Capital.

“Vai servir para o fortalezense, em primeiro lugar, e para o turista que vem aqui. Nós temos agora faixas exclusivas para os ciclistas que vão ter oportunidade de passear de uma forma segura”, ressaltou.

As duas obras de alargamento da praia de Iracema, em Fortaleza, chegam a 120 metros – Foto: Izaias Vieira/SeinfAs duas obras de alargamento da praia de Iracema, em Fortaleza, chegam a 120 metros – Foto: Izaias Vieira/Seinf

Em novembro de 2020, a Prefeitura de Fortaleza realizou a engorda do aterro já existente, na Praia de Iracema, e criou um novo aterro entre as avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira, com acréscimo de 80 metros de faixa de praia. Juntas, as faixas de engorda somam um trecho de dois quilômetros.

O novo aterro possibilitou a ampliação do calçadão, além da instalação de equipamentos de esportes e lazer, bem como a construção da nova via paisagística com ciclovia, pista de cooper e criação de 350 vagas de estacionamento, garantindo mais comodidade e segurança para os moradores e turistas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...