Gigantes com dois braços e 20 toneladas prometem fazer o Contorno Viário avançar

Equipamentos utilizados para perfurar os túneis já estão na obra e simbolizam um dos momentos mais complexos da esperada obra que deve desafogar a mobilidade da Grande Florianópolis

Em mais um movimento em favor da construção do Contorno Viário,  na Grande Florianópolis, a obra ingressa em momento crucial: trata-se da abertura dos quatro túneis duplos, nos trechos sul e intermediário da obra.

Obras do Contorno Viário estão a todo vapor – Foto: Arteris Litoral Sul/divulgaçãoObras do Contorno Viário estão a todo vapor – Foto: Arteris Litoral Sul/divulgação

O atraso da obra, apontada como uma das mais imponentes em termos de infraestrutura de todo o País, é uma realidade, mas faz parte do passado. Afora todo o mérito de uma construção que deveria ter sido entregue há nove anos, o fato é que a proposta de desviar o pesado trânsito da BR-101 para um corredor expresso de 50 km está, mais do que nunca, em andamento.

Apontado pela concessionária responsável como o ponto mais “complexo” da construção do Contorno Viário, começa nos próximos dias a execução das contenções dos emboques, movimento que vai permitir as futuras escavações subterrâneas.

Os equipamentos responsáveis, inclusive, já estão estacionados no canteiro. São popularmente conhecidos como Jumbo. São mais de 12 metros de ccomprimento, 3 metros de altura, dois braços e um peso superior a 20 toneladas.

Os jumbos têm propulsão a diesel e realizam a perfuração por intermédio de energia elétrica.

Gigante com 20 toneladas, dois braços e 12 metros de altura: equipamento utilizado para perfurar túneis – Foto: Arteris Litoral Sul/divulgaçãoGigante com 20 toneladas, dois braços e 12 metros de altura: equipamento utilizado para perfurar túneis – Foto: Arteris Litoral Sul/divulgação

“Cada etapa da obra segue rigorosos padrões de segurança, como o controle de entrada e saída de pessoas das áreas dos túneis,  o bloqueio de áreas que possam ser perigosas e a instalação de caminhos seguros para trânsito dos trabalhadores envolvidos na obra”, explicou o gerente de obras subterrâneas do Contorno Viário, Claudio Kazuo Miyazato.

Prazo de entrega

A concessionária responsável pela obra assegura que, com o andamento dessas atividades, a obra deve ser finalmente entregue no final de 2023. O novo prazo estipulado é de “garantia” da entrega em até 36 meses da assinatura da ordem de serviço para a execução do trecho sul, que inclui a construção dos túneis.

A apuração do ND+, no entanto,  prevê que a obra ultrapasse o ano seguinte e invada 2024.

Projetada ainda da chegada da concessionária na região, o Contorno Viário deveria ter ficado pronto em 2012. Se concluído no último prazo dado pela Arteris Litoral Sul, a obra que promete segregar o trânsito que,  atualmente, mistura transporte de cargas com deslocamento urbano, somará um atraso total de 11 anos.

Mapa da obra e alguns detalhes importantes sobre o seu andamento – Foto: Arteris Litoral Sul/Contorno Viário/divulgaçãoMapa da obra e alguns detalhes importantes sobre o seu andamento – Foto: Arteris Litoral Sul/Contorno Viário/divulgação

Sobre o Contorno

O Contorno Viário de Florianópolis é um dos maiores projetos de infraestrutura do País, com investimentos totais de R$ 3,7 bilhões. No pico dos trabalhos, serão 3,2 mil funcionários. Quando concluído será um corredor expresso com 50km de extensão em pista dupla, que vai permitir que o tráfego de longa distância do Corredor do Mercosul não precise cruzar áreas urbanas da região metropolitana da capital catarinense.

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