Google mostra ‘sumiço’ de ponto de ônibus em Joinville e moradores reclamam

Sem ponto de ônibus, os passageiros do transporte coletivo esperam pelo ônibus na chuva ou no sol

“Era uma casa muito engraçada. Não tinha teto, não tinha nada”. O poema de Vinícius de Moraes é conhecido por muita gente e chama atenção pela curiosidade de uma casa nessas condições. Mas em Joinville, no Norte de Santa Catarina, um ponto de ônibus sem teto e sem nada não tem sido engraçado para os passageiros do transporte coletivo.

O abrigo em questão está (ou, melhor, não está) no km 3,5 da SC-418, no bairro Pirabeiraba. Como mostram os registros feitos pelo Google Maps, havia uma estrutura no local que protegia os moradores do sol e da chuva na espera pelo ônibus.

A estrutura tinha até as cores do Estado – Foto: Google Maps/ReproduçãoA estrutura tinha até as cores do Estado – Foto: Google Maps/Reprodução

Porém, o abrigo foi destruído há mais de quatro anos, depois que um carro bateu contra ele em um acidente. Em 2017, o Google mostra a estrutura com as cores do Estado destruída no chão, onde ficou por alguns meses até que fosse recolhida.

O abrigo veio ao chão após um acidente – Foto: Google Maps/ReproduçãoO abrigo veio ao chão após um acidente – Foto: Google Maps/Reprodução

Desde então, os passageiros não têm mais onde se esconder quando chove ou faz muito sol. “Quando chove muito é terrível. A gente entra no ônibus toda molhada e vai assim até chegar onde quer”, conta Carla Taís Lara, que usa o abrigo todos os dias.

Sem a estrutura, a opção é ficar na chuva ou no sol ou, ainda, caminhar até outro ponto de ônibus, opções que não agradam quem usa o transporte coletivo no local.

Só restou a placa indicando que o local é parada de ônibus – Foto: Google Maps/ReproduçãoSó restou a placa indicando que o local é parada de ônibus – Foto: Google Maps/Reprodução

Como a rodovia é estadual, a responsabilidade sobre os abrigos é do governo do Estado, que se posicionou em nota. Veja:

“A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade informa que nem todas as paradas de ônibus contam com abrigo. Os pontos de ônibus construídos pela coordenadoria regional da SIE, inclusive quando têm sido alvo de vandalismo, recebem manutenção periódica.

Referente ao ponto específico no km 3,5, a equipe local da Secretaria fará um levantamento sobre a demanda de uso e, verificando-se a necessidade, providenciará nova estrutura. Recentemente, por exemplo, foi implementado novo abrigo próximo ao KM 9,7, próximo a uma escola a pedido da comunidade.

Solicitações dessa natureza devem ser encaminhadas por ofício na Coordenadoria Regional Norte ( Rua Izaltino Machado, 75 Santo Antônio, Joinville /SC) ou por e-mail: suprenorte@sie.sc.gov.br.

Em alguns casos, os próprios moradores constroem alguns abrigos, como é o caso de alguns cujas imagens foram repassadas à SIE pela equipe de reportagem. Porém, nessas a SIE não realiza reparos”.

Até que haja uma definição, o ponto de ônibus sem teto e sem nada ainda deve incomodar os moradores. Veja mais na matéria da NDTV:

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...