Governo federal reconhece situação de emergência em dois municípios de SC; saiba quais

Decretos foram feitos depois que as cidades acumularam estrago por conta das fortes chuvas no início do ano

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu nesta segunda-feira (19) os decretos de situação de emergência de dois municípios catarinenses: Brusque, no Vale do Itajaí, e Anitápolis, na Grande Florianópolis.

Chuvas em Brusque deixaram estragos em vários pontos da cidade  – Foto: Secom Brusque/divulgaçãoChuvas em Brusque deixaram estragos em vários pontos da cidade  – Foto: Secom Brusque/divulgação

Os decretos foram emitidos pelos municípios no início deste ano, após fortes chuvas atingirem as regiões e causarem estragos na infraestrutura das cidades.

O reconhecimento dos decretos pelo governo federal permite que os municípios solicitem recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada pelo desastre.

Em Brusque, a intenção é pleitear verbas para reconstruir uma ponte e fazer outras obras para recuperar espaços que foram afetados pela chuva.

O MDR também reconheceu a situação de emergência em outros sete  municípios do país: Alto Jequitibá (MG), Ipiranga do Norte (MT), Nova Ubiratã (MT), Novo Repartimento (PA), Rio Maria (PA) e Redenção (PA), que também foram atingidos por fortes chuvas e enxurradas. Já cidade de  Araci (BA) também teve um decreto reconhecido, mas por conta dos problemas causados pela estiagem.

Ainda não há definição dos valores que serão repassados aos municípios e nem previsão de quando deve acontecer, já que, apesar do reconhecimento dos decretos, há outros processos onde serão analisados especificamente os pedidos das cidades.

A Defesa Civil Nacional também autorizou o repasse de R$ 33,5 mil para o município de Alecrim (RS). O recurso será utilizado para a compra de cestas de alimentos para famílias de baixa renda da zona rural – a localidade vem sendo afetada pela estiagem.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...