Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Governo de SC retoma discussão sobre transporte integrado na Grande Florianópolis

Secretário de Infraestrutura, que passa a responder temporariamente pela Suderf, inicia conversa com municípios

O secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, passou a responder temporariamente também pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis, que estava sem comando desde a exoneração de Matheus Hoffmann, ligado a Douglas Borba, ex-chefe da Casa Civil investigado pela Operação Oxigênio.

Sistema metropolitano envolve nove municípios da Grande Florianópolis – Foto: Anderson Coelho/ND

Com a liderança de Thiago, o governo retoma as discussões em torno do sistema integrado do transporte metropolitano, que envolve nove municípios e está sendo construído em conjunto com o Observatório de Mobilidade da UFSC.

Em reunião, na última sexta-feira, o empresário Leo Mauro Xavier Filho, sugeriu a possibilidade de uma Manifestação de Interesse Privado, que seria apresentada pelo Setuf (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis), como alternativa para viabilização do modelo.

“Seria uma forma de materializar os conceitos do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da região, o Plamus, à luz da lei das parcerias público-privadas”, afirma Léo.

+

Fabio Gadotti