Laudelino Sardá

Causos da Ilha, seus personagens, histórias e momentos do cotidiano de Florianópolis com quem conhece os cantos da Capital de Santa Catarina.


Ilha dos arrepios

Que semana de castigo, né, Venanço? Além de tudo, chuva e lixo tomaram a Ilha

– Que semana de castigo, né, Venanço? 

– É. De arrepiá. Pensei que a água só rompia barrage lá pelas bandas de Minas. 

– Que cosa fêa, né, Venanço, aquela avenida tomada de merda por todos os lados; aquilo ainda deve tá catingando. Além de tudo, chuva e lixo tomaram a Ilha. Tu viu a frente da Comcap, ali em Canasveira? O lixo é tanto, tanto, que fez uma assembleia de cachorros, tudo do Norte da Ilha. 

Situação da Lagoa da Conceição na manhã desta segunda-feira (25) – Foto: Felipe Carneiro/Especial para o NDSituação da Lagoa da Conceição na manhã desta segunda-feira (25) – Foto: Felipe Carneiro/Especial para o ND

– Olha, Lelo, acho que a nossa cidade é a mais atrasada em coleta de lixo. A vizinha Bebel Orofino foi até a Suécia ver o neto. Lá, cada casa separa o seu lixo e coloca direitinho nos lixeiros que a prefeitura põe em cada quarteirão da rua. 

– Venanço, lembro que aqui só se pensa e não faz. Tás lembrado da usina que eles queriam instalar no lixão de Itacorubi? A energia, se não tou enganado, ia iluminar todas as ruas da Ilha. Mash nem no papel ficou. 

– Acho, pelos meus cálculos, se a prefeitura fizesse uma coleta boa de lixo, ia dá pra economizar bastante. Quem sabe a prefeitura manda os grevistas pra vê a coleta nas Oropa. 

– Vai vê, é… E tem muito mais: a Comcap não respeita a cidade. Coleta lixo na praia, bem agorinha, no verão, perto das 10 horas. Aquele carro verde anda pela areia onde tá todo mundo se divertindo, as criança, os velho, até cachorro. 

– Poisentão, e nas ruas? O caminhão da Comcap passa na hora do trânsito fervendo. 

– Por falar em trânsito, o prefeito devia vê a obra de rua depois de terminada. Por exemplo, a rua Leonel Pereira ficou pronta ainda agora e o asfalto esfarelô. 

– Lelo, vai vê a estrada de Canasvieira pra Cachoeira. Aqueles tampãos de ferro da Casan ficaram abaixo do asfalto. É pneu furado, carro quebrado. Um horror!

– Venanço, não adianta. Pra prefeitura só interessa a placa de Revita..lação… Como é mesmo? 

– Não, Lelo, é restauração; consertar. Tens razão, quem sabe o prefeito faz como o governador paulista Jânio Quadro, que antes de inaugurá uma obra ia vê se ficou tudo nos conforme. 

– Tenho de almocá, Venanço. Mas tu não acha que a carne de boi já fugiu do nosso bico? Hein? 

– Bom que a gente pescamos a nossa comida, Lelo. O botijão de gás pode passar dos 100 reás e a gasolina pode chegar a 10 reás o litro. Tu vê só: encheram as cueca de grana da Petrobrás, e o povo é que tem de mostrá a bunda.