Fabio Gadotti

fabio.gadotti@ndmais.com.br Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Imagens: confira como vai ficar o novo Centro Histórico de Florianópolis

Empresa vencedora da licitação deve começar os trabalhos ainda em 2021; projeto alterado preserva mais paralelepípedos no entorno da Praça 15

O prefeito Gean Loureiro (DEM) divulgou nesta sexta-feira (8) imagens de como vai ficar a ala leste do Centro Histórico de Florianópolis depois das obras de revitalização.

Projeto mantém paralelepípedo no trecho da Casa de Câmara e Cadeia – Foto: Divulgação/NDProjeto mantém paralelepípedo no trecho da Casa de Câmara e Cadeia – Foto: Divulgação/ND

“Queremos iniciar as obras ainda neste ano”, disse. Ele falou que o projeto “busca favorecer o caminhar urbano, acesso ao patrimônio e dinâmica de diferentes atividades” e “vai equilibrar antigo e novo, com manutenção de elementos históricos mas com inclusão de planos caminháveis”.

Além disso, ele informou que a proposta recebeu adequações para “a manutenção de planos de paralelepípedo maiores” em frente a “arquiteturas relevantes”.

Imagem mostra como deve ficar a rua João Pinto, na ala leste do Centro Histórico de Florianópolis – Foto: Divulgação/NDImagem mostra como deve ficar a rua João Pinto, na ala leste do Centro Histórico de Florianópolis – Foto: Divulgação/ND

A primeira versão do projeto recebeu críticas de arquitetos e urbanistas pela retirada total das pedras nas vias de tráfego de veículos. Com as mudanças, a troca dos paralelepípedos por outros tipos de pavimentos será apenas parcial.

“Vamos manter os elementos antigos e, ao mesmo tempo, garantir a cidade para a circulação das pessoas”, disse o secretário de Mobilidade de Planejamento Urbano, Michel Mittmann.

Elementos tombados serão preservados, disse o secretário Michel Mittmann – Foto: Divulgação/NDElementos tombados serão preservados, disse o secretário Michel Mittmann – Foto: Divulgação/ND

A Pavicon Construções Ltda foi a vencedora da licitação, mas a prefeitura está avaliando o melhor momento para a assinatura da ordem de serviço para início dos trabalhos.

Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, Valter Gallina, a preocupação é evitar transtornos no mês de dezembro, mês das compras natalinas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...