Investimentos em obras de saneamento básico podem gerar resultados positivos

Cerca de 120 km da rede de tratamento de esgoto já foram instalados no município de Tubarão e intercorrências fazem parte da rotina de obras.

Tubarão já conta com 120 km de rede de tratamento de esgoto – Foto: Divulgação/Tubarão SaneamentoTubarão já conta com 120 km de rede de tratamento de esgoto – Foto: Divulgação/Tubarão Saneamento

Redes de drenagem, de gás natural e até cabeamentos elétricos exigem manobras pontuais e que podem gerar transtornos momentâneos para uma comunidade. Não seria diferente com os sistemas de tratamento de água e esgoto, essenciais para a qualidade de vida de uma população e para o bom funcionamento de uma cidade.

Em Tubarão (SC), a implantação do serviço de coleta e tratamento de esgoto, um sistema que trata os resíduos antes de serem devolvidos à natureza, começou em 2018, pela Tubarão Saneamento, concessionária responsável pelo serviço e também pelo tratamento de água.

Atualmente, são 120 km de rede já instalada por toda a cidade, o que corresponde a 25% da população atendida com esgoto tratado. Obras ininterruptas de um sistema que é necessário, como o saneamento básico, significam interferências no trânsito, por exemplo. “Imagina você entrar numa casa pronta, mas onde o sistema hidráulico não foi instalado e há a necessidade de assim o fazer. Você vai ter de quebrar todas as paredes e o transtorno é enorme. É assim que está sendo com as obras em Tubarão, atualmente”, comentou Leonardo Schmitz de Figueiredo, coordenador de investimentos da Tubarão Saneamento.

Obras para implementação da rede de esgoto causam alguns transtornos no trânsito de Tubarão – Foto: Divulgação/Tubarão SaneamentoObras para implementação da rede de esgoto causam alguns transtornos no trânsito de Tubarão – Foto: Divulgação/Tubarão Saneamento

É importante ressaltar que o processo pode ser em alguns casos demorado, porque começa bem antes da obra de fato, uma vez que a Tubarão Saneamento faz uma análise das áreas por onde a rede vai passar. Durante o trabalho ainda é preciso cuidado para que nenhum morador seja afetado com danos na rede de gás canalizado ou fique sem água.

“Nós estamos instalando o sistema de esgotamento sanitário em uma cidade já consolidada, com uma série de infraestruturas no subsolo; como as redes de drenagem e de gás natural ou o sistema de abastecimento de água. Tudo isso gera uma série de cuidados que temos que tomar antes de começar a obra. As equipes vão lá, abrem determinados buracos ou valas para sondar, procurar as redes internas existentes e escolher o melhor local para assentar”, explicou.

E como toda obra, após finalizada, ainda há trabalho a ser feito. Após esta etapa, passa pela fase de pavimentação, como explica Leonardo que “é importante que a gente deixe uns dez dias sem pavimentar, e algumas ruas acabam ficando mais que isso, para que a gente minimize qualquer patologia no pavimento depois. Se houver algum problema que coloque em risco a integridade da via, nós voltamos e corrigimos, com o objetivo de deixar como estava antes da execução do trabalho.”.

Investimento em saneamento básico faz com que milhares de litros de esgoto deixem de ir para o Rio Tubarão todos os dias – Foto: Divulgação/Tubarão SaneamentoInvestimento em saneamento básico faz com que milhares de litros de esgoto deixem de ir para o Rio Tubarão todos os dias – Foto: Divulgação/Tubarão Saneamento

Mas é por causa das obras que há saneamento básico. E é por causa dele que milhões de litros de esgoto deixam de ir pro Rio Tubarão sem tratamento. Para a execução das obras o investimento da Tubarão Saneamento supera os R$ 24 milhões só em 2021 e que vão gerar retorno para a cidade e sua população.

Leonardo explica ainda que é natural que as empresas se interessem mais por cidades com saneamento básico, pela qualidade de vida. “As empresas se interessam mais por cidades com saneamento básico. As pessoas faltam menos ao trabalho. Os filhos ficam menos doentes e faltam menos à escola. Estudos mostram que os salários são melhores em cidades com saneamento básico. Além da questão ambiental. São milhões de litros a menos de esgoto bruto, in natura, indo pro Rio Tubarão.

Uma cidade com saneamento básico significa ‘pessoas mais produtivas e felizes’. As pessoas estão sentindo isso no cotidiano. Nós entendemos as dificuldades geradas no trânsito de Tubarão, mas são obras que vão trazer uma visualização para investidores, que olham a cidade de uma forma diferente desde que começou a implantação do sistema de esgotamento sanitário.”, finalizou.

+

Tubarão valoriza

Loading...