Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Iphan/SC recomenda manutenção de pavimento do entorno da Praça 15, em Florianópolis

Parecer do órgão, que pode ou não ser seguido pela administração municipal, foi concluído na sexta-feira (10)

Projeto prevê a retirada do paralelepídedo do entorno da Praça 15, em Florianópolis – Foto: Divulgação/NDProjeto prevê a retirada do paralelepídedo do entorno da Praça 15, em Florianópolis – Foto: Divulgação/ND

O Iphan/SC considera a substituição do paralelepípedo por paver “uma perda e um dano irreparável para a identidade do espaço público da Praça 15 e Centro Leste, que tem nesse material e técnica construtiva um vestígio da malha viária mais antiga do núcleo fundacional da cidade”.

Em parecer sobre o projeto de revitalização da área encaminhado na sexta-feira (10) à Secretaria de Infraestrutura de Florianópolis, o órgão recomenda a manutenção do pavimento e que a obra só seja executada com prévia autorização do Sephan (Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município).

O documento, segundo a superintendente Liliane Nizzola, tem caráter apenas recomendativo porque a intervenção não interfere diretamente no Museu Vitor Meirelles, bem tombado pelo Iphan que fica mais próximo da área da praça.

+

Fabio Gadotti